Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 13h00 | 15 Ago 2017 | Redação Médicos rebatem suposto sumiço de bebê da Maternidade Almeida Castro

Crédito da foto: Carlos Costa Luís Antônio Dalama e Manoel Nobre concederam coletiva nesta manhã e falaram sobre o assunto

Edinaldo Moreno/Da redação

Os obstetras Manoel Nobre e Luís Antônio Dalama concederam entrevista coletiva no final da manhã desta terça-feira, 15, sobre o suposto desaparecimento de um recém-nascido da Maternidade Almeida Castro, em Mossoró. Os dois relataram que somente o parto realizado na última quinta-feira,11, havia apenas um bebê.

“Essa gestação não era gemelar. Ela tinha um exame, uma ultrassom. Ultrassonografia é um exame complementar. Ela tem a possibilidade de exame não tá correspondendo a realidade”, começou a entrevista Manoel Nobre que prosseguiu.

“Ela (a mulher) chegou aqui na quinta-feira a noite com dores dizendo ter uma gestação gemelar. Foi feito uma ultrassonografia aqui no hospital onde foi constatado que só existia um feto, e o feto estava quase entrando em sofrimento, sendo preciso fazer uma cesariana de urgência, ao qual o doutor Luís Dalama fez a ultrassonografia e deu o diagnóstico de gravidez única”.

Manoel Nobre explica que foi ele quem fez o parto na companhia do esposo da mulher. “Fui eu quem fiz o procedimento cirúrgico, fui eu quem fiz a cesariana dessa mulher, juntamente com o esposo dela pra ser testemunha do ato cirúrgico, onde foi mostrado que só tinha um feto dentro da cavidade uterina. Foi mostrado a ela, a ele e a todos os profissionais da saúde que estavam na sala de cirurgia”.

Miriam Mires Costa Dorig recebeu alta ao meio-dia da última segunda-feira, 14. Ela alega que esperava gêmeos, com base em documento adquiridos ao longo do pré-natal.

“Eu acho que essa paciente deve ter, devido a ter a expectativa de ter um filho gemelar, de certa forma surtado de alguma forma que achou que tinha dois. Na realidade só tinha um feto. O hospital. (...) Digo a vocês com toda a certeza que só tinha um feto”.

Segundo dados fornecidos pela maternidade por dia nascem, em média, 20 bebês. Nos primeiros sete meses do ano nasceram 3.642 bebês. Destes, 971 como baixo peso ou prematuro. Em 2016, nasceram 4.491 bebês.

O Hospital Maternidade Almeida Castro é mantido com recursos do SUS, com contrapartida do Estado e do Município, valores estes acertados em juízo.

Tags:

Maternidade Almeida Castro
Manoel Nobre
Luís Antônio Dalama
bebê sumido

voltar