Sábado, 20 de abril de 2024

Postado às 09h15 | 18 Ago 2017 | Redação Município vai ganhar centro de triagem e transbordo de lixo

Crédito da foto: Divulgação Equipamento faz parte do programa "Lixo Zero Social 10", que será lançado no RN no dia 23

Mossoró vai ganhar um centro de triagem e transbordo de lixo. O equipamento faz parte do programa "Lixo Zero Social 10", que será lançado no Rio Grande do Norte no dia 23, em evento em Natal.

A ação é uma iniciativa da Confederação do Elo Social, ONG da sociedade civil com atividades voltadas para o combate à desigualdade social. A iniciativa promete revolucionar o sistema de destinação do lixo. Segundo a ONG, através das usinas Iner, o resíduo sólido será aproveitado 100% da retirada das primeiras riquezas, finalizando na compostagem, processo esse que vai ser implantado em todo o país.

No Rio Grande do Norte, está prevista a construção de 28 centros de triagem e transbordo, que atenderão a uma população de 3,4 milhões de habitantes, além de usinas de compostagem, incineração hospitalar, química e cremação de animais, todos para comercialização com a iniciativa privada. Em áreas de risco social, um prédio do Elo Social oferecerá à população serviços de psicologia, assistência social e advocacia, além de promover cursos da formação profissional e de cidadania.

Segundo a Confederação do Elo Social, o programa “Lixo Zero Social 10” absorve todo o complexo de recepção, tratamento e destinação final, inclusive do lixo hospitalar e químico.  “A meta é gerar um total de 5.700 empregos diretos no estado, solucionando um problema de ordem de poluição dos lençóis freáticos como também de saúde publica”, destaca.

O presidente do Sindicato Nacional dos Decoradores e Tapeceiros no Rio Grande do Norte, Marcelo Bezerra, informou ao JORNAL DE FATO que a previsão é que a obra de construção do centro seja iniciada ainda neste ano, com o equipamento entrando em operação em 2018. “Após a venda das usinas, as obras começam em cerca de 90 dias”, acrescentou.

Marcelo Bezerra explicou que as usinas serão disponibilizadas e bancadas pela iniciativa privada. Segundo ele, há, em média, cinco empresas interessadas por cada usina, de um total de 28 que deverão ser instaladas no estado. “Grande parte dos interessados são pessoas que já fazem a coleta de lixo. Em Mossoró, também há muita gente interessada”, afirmou.

Também serão construídos dois centros de compostagem nos municípios de Lagoa de Pedra e Felipe guerra.

 

Cidades que receberão centros de triagem e transbordo no RN

Mossoró

São José de Mipibu

Parnamirim

Macaíba

São Gonçalo do Amarante

Ceará mirim

Extremoz

Goianinha

Nova cruz

Santo Antônio

Currais novos

Rio do fogo

Santa cruz

Tangará

Carnaubais

Caraúbas

São Francisco do Oeste

Caicó

Parelhas

João Câmara

Marcelino Vieira

Assú

Caiçara do Rio do vento

Governador Dix-sept Rosado

Tags:

Mossoró
Centro de Triagem
Lixo Zero Social 10
RN

voltar