Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 13h45 | 01 Set 2017 | Redação Docentes da UERN rejeitam greve e aprovam estado de greve até o final do semestre

Passava de uma da tarde quando os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) decidiram não entrar em greve e aprovaram o estado de greve até o final do semestre, que será finalizado em novembro.

Crédito da foto: Marcos Garcia Professores da UERN decidiram pelo estado de greve e rejeitaram iniciar uma greve agora

Edinaldo Moreno/Da redação

Passava de uma da tarde quando os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) decidiram não entrar em greve e aprovaram o estado de greve até o final do semestre, que será finalizado em novembro. A assembleia foi bastante tensa e durou quase quatro horas.

A mesa diretora colocou em votação duas propostas. A primeira era se teria ou não greve. Já a segunda pelo estado de greve. A última proposta foi a mais votada pelos professores que estavam presente ao encontro.

Logo após essa primeira votação houve uma segunda. Esta definiria se o estado de greve seria até o próximo dia 27 ou final do semestre. Por 127 a 111 a segunda proposta saiu vencedora.

Na ultima semana, a Diretoria da Aduern esteve reunida com representantes do Governo, que foram taxativos em afirmar que não há previsão para que os salários comecem a ser pagos em dia e que a reposição salarial de 7,64%, prometida pelo Governador Robinson Faria, ainda em janeiro, não tem respaldo técnico e financeiro.

Clima tenso

Em certo momento da assembleia um pequeno tumulto foi verificado entre os professores. Um docente criticou a postura de membros do curso de Medicina, que segundo ele seria contrário a greve.

Em seguida, um representante do curso pediu questão de ordem e logo no início de sua fala foi interrompido por um grupo de docentes que acharam que ele havia usado um termo ofensivo contra o colega.

Minutos depois a assembleia transcorreu normalmente, com os professores relatando dificuldades financeiras com o atraso salarial, mas ainda com um clima tenso.

Tags:

UER
estado de greve

voltar