Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 09h15 | 02 Set 2017 | Redação II Ursap definirá estratégias para Campanha Nacional de Multivacinação

Crédito da foto: llustração da internet

A Segunda Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP), localizada em Mossoró, realizará nesta segunda-feira, 4, uma reunião preparatória para a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. A campanha é realizada por meio do Programa Regional de Imunizações.

A reunião é direcionada aos coordenadores municipais do Programa de Imunizações e vacinadores dos 26 municípios da jurisdição da II Ursap. Vão coordenar a reunião os técnicos do Programa Regional de Imunizações da II Unidade Regional de Saúde Pública, Jorge Motta e Lucinete Almeida.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) e a II Unidade Regional de Saúde Pública, articuladas com as Secretarias Municipais de Saúde (SMS), realizarão, no período de 11 a 22 de setembro, a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação, sendo 16 de setembro o dia de divulgação e mobilização nacional.

“A campanha tem o objetivo de resgatar as pessoas não vacinadas ou completar esquemas de vacinação, com a finalidade de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Outras intenções da campanha são: dar acesso às vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), melhorar as coberturas vacinais e homogeneidade, contribuir na redução da incidência das doenças imunopreveníveis e manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis”, informou o técnico do Programa Regional de Imunizações da II Ursap, Jorge Motta.

A campanha de vacinação não tem meta a ser alcançada, uma vez que será feita de forma seletiva. No entanto, na ocasião da campanha será avaliado o número de doses aplicadas no período. Essa ação envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos da União, da Secretaria de Estado da Saúde Pública e Secretarias Municipais de Saúde.

“A multivacinação é uma estratégia que o Programa Nacional de Imunizações vem adotando desde 2012, com a finalidade de atualizar a situação vacinal da população de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A estratégia é realizada em um período determinado e em um curto intervalo de tempo, nesta oportunidade, são oferecidas as vacinas da rotina, a fim de melhorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde. Nessas campanhas, procura-se administrar vacinas de forma seletiva e possibilitar a atualização da caderneta de vacinação”, disse o gerente da II Ursap, Ruidenberg Ferreira Souto.

As crianças e adolescentes que não têm 15 anos completos devem comparecer ao posto de vacinação para que a caderneta seja avaliada e as vacinas colocadas em dia. “A caderneta é um documento pessoal e deve acompanhar a criança e o adolescente a todo o momento. Pais e responsáveis devem ser incentivados a trazer a caderneta de vacinação da criança ou adolescente para uma avaliação criteriosa da situação vacinal,” conclama a técnica do Programa de Imunizações da II Ursap, Lucinete Almeida.

Tags:

II Ursap
Mossoró
Multivacional
Campanha de Vacinação

voltar