Terça-Feira, 23 de abril de 2024

Postado às 12h00 | 05 Set 2017 | Redação Festuern vai reunir 23 espetáculos de escolas públicas de 10 municípios do RN

Crédito da foto: Divulgação O festival ocorre de 11 a 13 de setembro no Teatro Dix-Huit Rosado

Estudantes de escolas públicas de Mossoró, Macaíba, Guamaré, Patu, Alto do Rodrigues, Currais Novos, Pendências, Apodi, Lajes e Macau, que têm em comum o amor pela arte, em especial pelo teatro, participam na próxima semana do XII Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FESTUERN), que acontece de 11 a 13 de setembro, no Teatro Dix-huit Rosado, em Mossoró.

O Festuern é um projeto de extensão universitária que promove a ligação entre arte, cultura e educação, transportando o teatro para a sala de aula. O evento oportuniza às escolas públicas, a criação de grupos teatrais e a permanência destes nas escolas, culminando em uma apresentação pública durante o festival.

Além de promover a arte, cultura e educação, trata-se de um projeto de cunho social, pois os alunos que compõem os grupos de teatro formados nas escolas buscam uma vivência coletiva através da arte cênica, afastando-se dessa forma, do mundo da criminalidade e das drogas. Além disso, durante o festival, são arrecadados alimentos não perecíveis, que são doados a instituições de caráter filantrópico.

O projeto, em todas as edições, homenageia um artista ou personalidade que desempenhou ou desempenha um papel relevante dentro do tema trabalhado. Nesta edição, o tema escolhido para o FESTUERN foi “Teatro do Bem Viver: arte, educação e saúde”, sendo homenageado o ex-reitor Milton Marques de Medeiros, que se destacou na defesa da arte, da educação e da saúde da população, sobretudo a mais carente.

Com informações da UERN

Tags:

Festuern
UERN
Teatro Dix-Huit Rosado

voltar