Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 09h15 | 21 Set 2017 | Redação Hospital Tarcísio Maia faz segunda captação de órgãos em 2017

Crédito da foto: Arquivo Os órgãos doados serão córneas, fígado, rins e coração

Está prevista para o início da tarde desta quinta-feira, 21, a chegada de uma equipe de Natal no Hospital Regional Tarcísio Maia para a captação/doação de seis órgãos. De acordo com o médico responsável, Fernando Albuerne, a previsão é que a equipe chegue a Mossoró por volta do meio-dia.

Ele informou que órgãos serão doados nessa segunda captação do ano são fígado, córneas, rins e coração. “Serão seis órgãos doados nessa segunda captação do ano. Os órgãos são fígado, rins, córneas e coração”, disse Albuerne que revelou o destino. “Geralmente o fígado vai para Fortaleza, rins e córneas para Natal. O coração vai para o Curitiba, no Paraná”, completa.

A doação de órgãos e tecidos somente é possível com o consentimento da família. Segundo Fernando Albuerne, as famílias são procuradas no intuito de consentir a doação. Ele esclarece que a negação chega a 41%, o que está na média nacional.

O HRTM possui uma CIHDOTT, a qual foi reconstituída em 02 de julho de 2016. É composta por uma equipe multidisciplinar de 08 membros, sendo 01 Médico Coordenador, 02 Enfermeiras, 01 Assistente Social, 01 Psicóloga, 01 Bioquímico e 02 Técnicas de Enfermagem. Esta equipe vem desempenhando um trabalho de muita relevância, na tentativa de salvar vidas, através da doação de órgãos.

Nesse período de 01 ano e 02 meses de atuação da CIHDOTT no Tarcísio Maia, foram identificados 43 potenciais doadores e realizados 06 doações de órgãos em Mossoró. Ou seja, 36 pessoas que estavam na fila de espera por um órgão, foram beneficiadas com a oportunidade de continuar a viver, tendo em vista que a cada captação realizada em um paciente, foram retirados 06 órgãos e transplantados em 06 pessoas diferentes.

Tags:

Mossoró
Tarcísio Maia
captação de órgãos
doação de órgãos

voltar