Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 08h30 | 14 Out 2017 | Redação Cia A Máscara de Teatro desenvolve projeto para fomento cultural e artístico

Crédito da foto: Cedida Casa Máscara de Teatro promoverá oficinas, cursos e peças teatrais

Esdras Marchezan/Colaborador

Uma das mais tradicionais companhias de teatro de Mossoró, a Cia. A Máscara tem tido uma rotina intensa nos últimos meses. Além de ensaios para novas peças, o grupo vem de reapresentações dos espetáculos “Viagem aos campos de Alfenim” e “Dois”, em Mossoró e no Mato Grosso do Sul, e participou, junto com a Cia Pão Doce de Teatro, da montagem do ato “Lona Estrelada: a resistência”, que integrou a programação da Festa da Liberdade 2017. Muita coisa? Parece que não.

Paralelo a tudo isso, a companhia tem apostado num projeto que visa dar mais autonomia financeira aos artistas e servir como instrumento para fomentar as artes na cidade. Desde junho deste ano, eles estão numa nova sede, a “Casa Máscara de Teatro”. Localizada na Rua Felipe Camarão, bairro Boa Vista (zona sul), a casa pretende ser um novo espaço artístico para os mossoroenses.

“É uma ousadia grande, principalmente porque tudo será financiado pela própria companhia. Do aluguel à energia elétrica. Mas acreditamos que é preciso ousar e fazer a cidade entender que precisamos fomentar mais espaços para a cultura local”, explica Jeyzon Leonardo, integrante da companhia.

Para viabilidade financeira do projeto, o grupo está buscando apoio de patrocinadores, com cotas mensais. As empresas TCM, Carmen Stefens, Café Santa Clara e Agrofértil toparam se engajar na ação e já apoiam o grupo há alguns meses. O colunista Chrystian de Saboya também tem sido um importante apoiador da companhia.

Para maior tranquilidade financeira e viabilidade durante um ano, eles precisam de mais oito apoiadores. “Estamos conversando com empresários e algumas personalidades locais. Mostramos que a arte é uma ação social também. Quando você investe na cultura, você está apoiando a cidadania. Está fazendo que jovens e crianças de comunidades carentes possam vislumbrar um futuro, muitas vezes através da arte”, explica Luciana Duarte.

Em breve, a companhia deverá divulgar o calendário de atividades e a inauguração da Casa Máscara de Espetáculos. “A ideia é oferecer oficinas, cursos e promover espetáculos a preços populares. Também queremos que a casa sirva como espaço de intercâmbio com artistas de outros lugares”, comenta a atriz Tony Silva.

Tags:

CIA A Mascara de Teatro
fomento cultural e artístico
projeto

voltar