Sábado, 20 de abril de 2024

Postado às 09h45 | 06 Nov 2017 | Redação Município realizará simpósio satélite sobre primeira infância

Crédito da foto: Reprodução O evento-satélite está marcado para começar às 9h desta terça-feira (7)

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) vai retransmitir na comarca de Mossoró o VII Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância – Práticas Efetivas para uma Política Integrada, na próxima terça-feira (7). O evento-satélite está marcado para começar às 9h, com intervalo para almoço e término às 18h. A transmissão on line está sendo viabilizada pela 12ª Promotoria de Justiça de Mossoró.

"Essa questão da atuação preventiva e da primeira infância é um aspecto fundamental das políticas para a infância no Brasil, que ainda é, infelizmente, tão descuidado entre nós. O Estatuto da Primeira Infância é uma lei de 2016, riquíssima, que trouxe importantes marcos teóricos para a proteção jurídica e social da primeira infância, e o sistema de justiça em geral pouco debate sobre ele", afirmou o 12ª promotor de Justiça, Sasha Alves do Amaral, destanco a importância do acesso a um evento cujas temáticas são altamente relevantes.

Além de integrantes da rede de proteção à infância de Mossoró, também são esperados técnicos oriundos dos municípios de Serra do Mel, Apodi e Grossos. Também fazem parte do público alvo presencial do simpósio as lideranças públicas: chefes do Executivo, secretários de Estado e municipais, membros do parlamento, juízes, promotores e defensores públicos. Porém, todos podem participar on line, basta acessar a página do evento. Clique aqui para entrar no site (http://simposio.ncpi.org.br/#home).

Confira a programação abaixo:

MANHÃ
9h - Abertura

9h30 - A criança como valor para a sociedade, por Daniel Becker (pediatra, professor do Instituto de Saúde Coletiva da UFRJ e colaborador do UNICEF e OMS. É mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ. Foi pediatra no Médicos sem Fronteiras e um dos criadores do Programa de Saúde da Família. Fundou e presidiu por vinte anos o Centro de Promoção da Saúde/Cedaps).
Moderação: Lino de Macedo (assessor de Psicologia e Educação do Instituto Pensi e Hospital Infantil Sabará e membro do Comitê Científico do NCPI

10h15 - Desenhando políticas em que o indivíduo vem em primeiro lugar, por Luciana Aguiar
(gerente de Parcerias para o Setor Privado do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento/PNUD. PhD em Antropologia pela Universidade de Cornell. Publicou artigos sobre população de menor renda e negócios de impacto social. Atuou como consultora junto ao BID Banco Mundial, Bill & Melinda Gates Foundation).
Moderação: Eduardo Marino (gerente de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal)

11h - Intervalo

11h15 - A família e a criança no centro das políticas públicas e programas, por Ana Lúcia D´Império Lima (diretora da consultoria especializada em produção de conhecimento no campo social Conhecimento Social – Estratégia e Gestão. Foi CEO do IBOPE mídia. Participou da criação e foi responsável pela gestão do Instituto Paulo Montenegro, voltado a projetos de educação e mobilização comunitária) e Márcia Machado (pró-Reitora de Extensão, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Ceará. Mestrado e Doutorado em Saúde pública pela UFC e Pós doutorado pela Harvard School of Public Health. Foi membro consultor de aleitamento do Ministério da Saúde. Atuou como pesquisadora do Núcleo de Ensino, Assistência e Pesquisa da Infância e atualmente é consultora em Desenvolvimento Infantil no IPREDE).

Moderação: Cristine Rosa (coordenadora de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal)

TARDE
14h - Lançamento do Guia de Comunicação sobre a Primeira Infância, por Ana Carolina Vidal (Comunicação da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal).

14h30 - Desafios e oportunidades na implementação da Base Nacional Comum Curricular, por Claudia Costin (diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais e professora na FGV-RJ. Foi diretora global de educação do Banco Mundial, Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro e Vice-Presidente executiva da Fundação Victor Civita. Atua como consultora para governos de países africanos) e Jennifer Guevara (pesquisadora associada do Programa de Educação do Centro de Implementación de Políticas Públicas para la Equidad y el Crecimiento. Doutora em Educação pela Universidade de San Andrés. É docente na Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, na Universidad Nacional de San Martín e na Universidad de San Andrés).
Moderação: Fábio Takahashi (editor da Folha de São Paulo)

16h30 - Intervalo

16h30 - Liderança para o impacto coletivo, por Carolina Larriera (especialista em treinamento de lideranças, com atuação no Brasil, EUA, Argentina, Suíça, Iraque e Timor-Leste. Em 2012, recebeu a Ordem de Timor-Leste por ter contribuído na primeira década de existência do país e no desenvolvimento dos seus direitos econômicos e humanos. É mestre em administração pública pela Universidade de Harvard).
Moderação: Eduardo Queiroz (diretor Presidente da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal)

17h30 - Encerramento

Tags:

Mossoró
MPRN
Simpósio Internacional
12ª Promotoria de Justiça de Mossoró

voltar