Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 10h15 | 11 Nov 2017 | Redação Alimentação saudável é destaque em Feira de empreendedorismo

Crédito da foto: Divulgação O evento foi realizado na tarde da última sexta-feira (10)

A Unidade Mossoró do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac) promoveu na tarde desta sexta-feira, 10, a terceira edição local da Feira Nacional de Empreendedorismo (FNE). Dos seis projetos apresentados pelos estudantes, três desenvolveram ideias voltadas para o ramo da alimentação saudável, nicho de mercado que tem conquistado cada vez mais adeptos na cidade.

A aluna Isabelle Cristina, por exemplo, apresentou aos jurados e aos visitantes da FNE o projeto do Restaurante “Encanto Natural”, que inclui em seu cardápio alimentos sem glúten. “É difícil encontrar lugares aqui na cidade que forneçam esse tipo de alimentação”, destacou, revelando que a ideia surgiu a partir de sua própria dificuldade. Ela é intolerante ao glúten.

Os jovens Kaciane Lanila e Jorge Ruan foram além. Ousados, apresentaram um projeto de empresa que visa mudar o hábito alimentar da população com o objetivo de reduzir a obesidade, a partir da empresa “Forte Empenho”.

“De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma em cada três pessoas está acima do peso, então é preciso investir na prática de alimentação saudável, com inclusão de frutas, verduras e legumes e sobremesas com menos gorduras, menos teor de açúcar”, pontuou Jorge Ruan. “Já estamos, inclusive, revendendo os produtos. Já é uma realidade para nós”, complementou Kaciane.

Entre as ideias reveladas na Feira, está ainda a da empresa ACDO SH Sorvetes Naturais, que utiliza frutas na fabricação da sobremesa.

“Em dezembro, o Cebrac Mossoró completa três anos, e o resultado é muito gratificante. A gente vê que o esforço tem valido a pena. O Cebrac tem cumprindo também o seu papel social, além da escola, com esse viés de empreendedorismo sustentável, com responsabilidade social”, comentou Renata Brito, gestora da Unidade Mossoró. ?

Etapa nacional

Mas entre os trabalhos apresentados, o “Work Abread” chamou a atenção dos jurados e conquistou o título de campeão. A proposta da empresa de consultoria é auxiliar as pessoas que desejam viajar para o exterior a trabalho, com suporte burocrático, logístico e intermediando vagas de emprego com parceiros de outros países. O grupo representará Mossoró na etapa nacional da FNE, que acontece em Londrina, no próximo ano.

“Não esperávamos a vitória. Criamos o projeto em tempo recorde, mas felizmente deu tudo certo. Estou emocionado”, afirmou Adley Jadson, aluno do curso de inglês do Cebrac Mossoró e integrante da equipe vencedora.

Foram premiados ainda, com a segunda e terceira colocação, os trabalhos “Terapia do Riso”, ONG voltada para ações sociais em hospitais, levando alegria aos pacientes que enfrentam difíceis tratamentos de saúde, e “Cursos NET”, empresa que oferece cursos profissionalizantes pela internet, com o diferencial de disponibilizar, por exemplo, curso de técnico de enfermagem, Libras, e de línguas, como italiano.

“Com a Feira, constatamos o privilégio que é poder trabalhar com jovens. As empresas conseguiram desempenhar um ótimo papel. Realizamos oficinas de empreendedorismo para despertar o interesse neles e o resultado foi muito positivo”, finalizou Marcelo Chiappetta, coordenador pedagógico do Cebrac Mossoró.

Os trabalhos foram avaliados por um grupo de jurados formado por nomes como Michelson Frota, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (Sindivarejo), Nayara Maia, analista de Recursos Humanos da Rede A Construtora, Cézar Alves, jornalista diretor do portal de notícias Mossoró Hoje, e Railson Carlos, radialista com atuação na Rádio 93 FM.

Tags:

alimentação saudável
Feira de empreendedorismo
Cebrac
estudantes

voltar