Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN/RN) lotados em Mossoró que aderiram à greve estão intensificando nesta semana as ações em prol do movimento. A categoria reivindica reposição salarial e melhores condições de trabalho.
Com atividades laborais suspensas desde o último dia 20, após decisão por maioria em assembleia ocorrida em Natal motivada por alegado descumprimento de acordo por parte do Governo do Estado, os grevistas do Detran em Mossoró se concentram diariamente na sede do órgão na cidade.
Com uso de faixas e carro de som, os servidores esclarecem a população que busca os serviços do Departamento sobre os motivos da paralisação deflagrada pela categoria. Os representantes do Comando de Greve também têm recorrido aos meios de comunicação para explicar a real situação para o público em geral.
Segundo o vistoriador e membro do Comando de Greve, Ítalo Falcão, as principais reivindicações da categoria são as perdas salariais e luta por melhores condições de trabalho. “Estamos há oito anos sem reposição. Enquanto o salário mínimo aumenta, o do Detran continua o mesmo”, disse.
Ele defende que uma remuneração mais digna para os servidores do órgão é totalmente possível pelo fato do Detran ser arrecadador. Falcão afirma que o problema é a má aplicação dos recursos, que são direcionados para áreas diversas ao Detran, como arcar com custos das Centrais do Cidadão.
“Além disso, nos preocupa a intensa terceirização e admissão de funcionários comissionados e cedidos de outros órgãos em detrimento ao quadro efetivo, o que contribui também para um atendimento ao público deficiente”. Nesta quarta-feira (29), os grevistas planejam reforçar o movimento na unidade de Assu e na quinta-feira (30), em Natal.
Com informações da assessoria de comunicação
Tags: