Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 09h45 | 30 Nov 2017 | Redação Município registrou 1.014 casos de dengue, 17 de chikungunya e nenhum de zika em 2017

Crédito da foto: Arquivo Mossoró está com o LIRAa em 4,2, aponta o último levantamento

Mossoró está entre os municípios que estão em alerta apontou o novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) divulgado pelo Ministério da Saúde na última segunda-feira, 27. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o município registrou até o último dia 23 deste mês 1014 casos de dengue e 17 casos da febre chikungunya. Nenhum caso de Zika foi registrado em 2017.

Segundo o MS, o índice na cidade está em 4,2, o que ocasiona risco de surto de dengue. A secretaria iniciou planejamento para as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. “O município já está organizando as equipes de agentes de endemias para realizar mutirões aos finais de semana com o objetivo de eliminar o mosquito. É preciso também que a população faça a sua parte”, disse o secretário municipal de saúde, Benjamin Bento.

A diretora da Vigilância à Saúde, Iranilde Campos, falou da importância do apoio da população para que esse índice seja reduzido, principalmente com a proximidade do período chuvoso e também com a chegada das férias, onde muitas pessoas viajam. “A população precisa entender a importância de cuidar da sua casa. Estamos chegando no período de férias, muitas pessoas viajam e deixam suas casas fechadas, é preciso cuidar dos quintais e tomar todos os cuidados para evitar a proliferação do mosquito”, disse ela.

 

Proximidade do período chuvoso requer cuidados

O verão está próximo e de acordo com a meteorologia, a previsão é que as chuvas em 2018 cheguem ao estado. Então é preciso que a população fique atenta aos possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Segundo o Ministério da Saúde, 2/3 dos criadouros estão nas residências, por isso é preciso atenção redobrada no período chuvoso, já que a probabilidade do acúmulo de água é maior. É preciso a população está atenta aos focos do mosquito e eliminá-los:

– Tampe os tonéis e caixas d’água;

– Mantenha as calhas sempre limpas;

– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

– Mantenha lixeiras bem tampadas;

– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

– Retire água acumulada na área de serviço.

Tags:

Mossoró
dengue
chikungunya
zika vírus
SMS
Secretaria Municipal de Saúde

voltar