Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 11h15 | 30 Nov 2017 | Redação Jornalista mossoroense faz palestra na USP sobre música de resistência em Angola

Crédito da foto: Cedida Carlos Guerra é jornalista e doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra, em

O pesquisador mossoroense Carlos Guerra Júnior vai conceder palestra na Universidade de São Paulo (USP) nesta quinta-feira (30), para falar da música como forma de resistência política em Angola. O título da palestra é “Música de Resistência em Angola: Da Luta Anti-Colonial ao Rap de Intervenção”.

Carlos Guerra é jornalista e doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra, em Portugal. Ele realiza tese sobre o rap como forma de ativismo político no Brasil, Portugal, Moçambique e Angola.

“Eu sempre gostei de rimar e puxei ao meu bisavô que era repentista. Estudando em Portugal, eu percebi que o rap era a voz dos periféricos da maioria dos países do mundo. O meu interesse foi por esses quatro países, porque são os quatro maiores que foram colonizados por Portugal. Então, quis entender as semelhanças culturais existentes a partir da colonização. Eu incluo o próprio Portugal, porque o rap de intervenção lá é feito por imigrantes, que foram para lá após a independência dos países africanos na década de 1970”, ressaltou Carlos Guerra.

O pesquisador já apresentou trabalhos sobre o rap em cinco universidades portuguesas, bem como é coordenador de comunicação da Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra (Apeb/Coimbra), realizando vários eventos acadêmicos e culturais. Foi justamente em um evento promovido pela Apeb que surgiu a ocasião de conceder uma palestra na USP.

“No ano passado, convidei o rapper e ativista político Luaty Beirão para Coimbra e falei sobre a música de intervenção em Angola, enquanto o rapper falou da experiência dele, de ter sido preso, junto com um grupo de mais 14 ativistas, por estar lendo um livro de caráter revolucionário. A vice-presidente do Centro de Estudos Africanos, professora Tânia Macedo, estava na plateia e fez o convite para uma ocasião futura. Logo nos aproximamos, para agregar com a minha pesquisa na USP. Já enviei um artigo científico e agora irei conceder essa palestra. Espero que seja apenas o início de uma grande parceria com a USP”, comentou o jornalista, que também irá realizar pesquisa de campo, entrevistando vários rappers.

Artisticamente, Carlos atua como RAPentista, uma mistura de rap com repente, utilizando o nome dele Mossoró. Ele lançou o seu primeiro clipe recentemente, que pode ser conferido em: https://www.youtube.com/watch?v=BYKeQMEKQ9I.

Fonte: Portal Acontece

Tags:

Carlos Guerra Júnior
jornalista
mossoroense
pesquisador
música
resistência
Angola
palestra
Usp

voltar