Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 15h00 | 18 Dez 2017 | Da Redação Ufersa recebe nesta quarta exposição de “Plantas Alimentícias Não Convencionais”

Crédito da foto:

Nesta quarta-feira (20), a Ufersa recebe uma exposição de alimentos PANC’s. Para quem não sabe, PANC’s significa Plantas Alimentícias Não Convencionais. Essa denominação foi criada pelo Professor Doutor Valdely Kinupp com o objetivo de resgatar as plantas esquecidas e de proporcionar segurança e, acima de tudo, soberania alimentar, além de congregar e agregar pessoas, democratizando a alimentação.

A ideia do encontro, denominado de “A Caatinga é #PANC” é da Engenheira Agrônoma formada pela Ufersa, Hilbaty Rodrigues, que atualmente faz mestrado na Universidade Estadual Paulista de Botucatu. Ela já vem percorrendo outras instituições do país divulgando a ideia e agora ela volta a Mossoró. A ação pretende mostrar que algumas vegetações nativas, reflorestadas em espaços rurais, terrenos urbanos e quintais domésticos podem se transformar em nutritivos pratos regionais. Na Ufersa, serão abordadas a classificação, características e variedades, benefícios e propriedades nutricionais, possibilidades de cultivo e extração e as PANC’s na alimentação.

Plantas como araruta, almeirão, azedinha, bertalha, cará-moela, chuchu-de-vento, capuchinha, jambu, mangarito, ora-pro-nóbis, fisális, peixinho, bredo, taioba e vinagreira, entre outras que caíram no anonimato, podem até não estar presente na mesa do potiguar mas em outras localidades sempre fizeram parte da culinária numa tradição passada de geração a geração.

“Sem contarem com cultivo comercial e uma cadeia produtiva estruturada, muitas dessas plantas passaram a povoar apenas as memórias de algumas pessoas. Mas novos tempos são chegados e, dentro de um contexto científico-econômico-social, outros roteiros começam a fazer parte da história das plantas já citadas”, explicou Hibalty.

Confira a programação:

Dia 20
8h – Chegada e café PANC
8h30 – Apresentação na teia
9h30 -10h30 Apresentação das PANC’s: conceito, tipos, variedades..etc
10h30 – A Ufersa é PANC? Cultivo de PANCs, identificação e coleta.
12h – Almoço

14h – Café + chá com prosa.
Eixos: segurança e soberania; agrobiodiversidade ; resgate, cultivo e comercialização e Paladar Cultural.
16h20 – Nutracêutica
17h – Dinâmica de encerramento

Fonte: Ufersa

Tags:

Ufersa
Evento
Plantas
Mossoró

voltar