Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 10h45 | 10 Jan 2018 | Redação Cosern registrou 20 abalroamentos em postes em 2017; 13 mil consumidores afetados

Crédito da foto: Divulgação/Cosern Ônibus bateu em um poste em uma via de Natal

Ao longo de 2017, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) registrou 20 abalroamentos em Mossoró no ano passado. As informações são da assessoria de comunicação do órgão.

De acordo com a companhia, esses acidentes afetaram 12.689 consumidores no município.

Em todo o estado, 332 casos de abalroamentos foram registrados em 2017 que deixaram 330 mil unidades consumidoras sem energia elétrica em todo Rio Grande do Norte.

Segundo a Cosern, este tipo de acidente está associado, na maioria dos casos, à influência do consumo de bebida alcoólica, à velocidade de condução acima da permitida ou mesmo à imperícia do motorista.

Na maioria dos casos, a proteção do sistema elétrico da Cosern atua de forma imediata e instantaneamente desliga o fornecimento de energia da rede elétrica interligada ao poste avariado. Em seguida, utilizando os cerca de 780 equipamentos telecomandados instalados na rede elétrica, a área técnica da Cosern realizam “manobras de transferência” e reestabelecem de forma automática o fornecimento para o maior número possível de clientes. Em determinadas situações, alguns clientes localizados muito próximos ao poste avariado ficam sem energia até que o mesmo seja substituído e a rede, recomposta.

De acordo com o Gerente de Operações da Cosern, Antônio Carlos Queiroz, o custo com o reparo de cada poste danificado é de cerca de R$ 5 mil. “Nestes casos, a Cosern aciona o órgão de trânsito competente, faz um boletim de ocorrência informando os dados do veículo e do condutor, registra quais são os danos ao patrimônio e aciona administrativamente o motorista que provocou o abalroamento para que ele pague o prejuízo”, informa Antônio Carlos.

O Gerente faz ainda um alerta de segurança importante para os condutores envolvidos em colisão com postes: caso os cabos fiquem partidos sobre o veículo e não ocorra indício de incêndio dentro do mesmo, o motorista deve permanecer no interior do carro até que uma equipe da Cosern chegue ao local.

A Cosern ressalta, ainda, que a população sempre deve manter distância da rede elétrica e, por questões de segurança, não deve se aproximar de postes ou fios caídos em nenhuma situação, especialmente para filmar ou fotografar ocorrências, evitando assim que outros acidentes aconteçam. A atitude correta é ligar para o telefone 116 e informar sobre a ocorrência.

RANKING

MUNICÍPIO

CONSUMIDORES AFETADOS

NATAL

113.299

SÃO GONÇALO DO AMARANTE

52.157

CURRAIS NOVOS

16.238

TOUROS

14.512

JOÃO CÂMARA

14.504

MOSSORÓ

12.689

CEARÁ MIRIM

11.786

MACAÍBA

9.880

PARNAMIRIM

9.730

10º

MACAU

7.170

Fonte: COI - Cosern 2017

Tags:

Cosern
abalroamentos
postes
consumidores afetados
Mossoró
Rio Grande do Norte

voltar