Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 10h15 | 19 Jan 2018 | Redação Cinco UBSs disponibilizam vacina para febre amarela

Crédito da foto: Divulgação A vacina deve ser tomada 10 dias antes da realização da viagem

Os mossoroenses que vão viajar para as áreas onde existe o risco de contrair a febre amarela podem encontrar a vacina de imunização em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município. São elas: UBS José Fernandes de Melo, UBS Lucas Benjamin, UBS Ildone, UBS Edgard Burlamaqui e UBS Maria Soares da Costa.

A vacina deve ser tomada 10 dias antes da realização da viagem, tempo necessário à devida criação de anticorpos no organismo humano. No momento da imunização, os usuários devem levar comprovante de viagem que ateste que estão indo para as áreas de risco. A intenção dessa medida é prevenir os mossoroenses para não contrair a doença.

Nem todos os grupos de pessoas se encontram aptos a receber a vacina. Maiores de 60 anos, gestantes, menores de 9 meses, intolerantes a ovos, pessoas em quimioterapia e em tratamentos de saúde específicos não devem receber por causa dos riscos de reação da vacina, havendo exceção nos casos em que houve autorização médica.

Recomenda-se para todos os indivíduos a máxima proteção contra a picada de mosquitos transmissores usando repelentes, mosquiteiros, sobretudo desempenhando um combate rigoroso contra a proliferação das larvas dos mosquitos transmissores.

Recentemente, o estado de São Paulo foi incluído no mapa de risco de febre amarela. Os estados das regiões Norte e Centro-Oeste também têm a recomendação da vacina. Também têm essa recomendação alguns estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

A transmissão da doença ocorre pela picada de mosquitos portadores do vírus de febre amarela. Em regiões de campo e floresta, o principal mosquito transmissor é o Haemagogus. O vírus também pode ser transmitido pelo Aedes aegypti, na forma urbana da doença.

Tags:

UBS's
febre amarela
Mossoró

voltar