Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 09h15 | 15 Fev 2018 | Redação Chuva em Mossoró supera os 140 mm, conforme dados do Cemaden

Crédito da foto: Marcos Garcia Cinco pluviômetros espalhados por Mossoró registraram as chuvas das últimas 24 horas

Amina Costa/Da Redação

Os dias de carnaval foram marcados por chuvas na maioria das cidades do Rio Grande do Norte. Nesta quarta-feira de cinzas (14), por exemplo, as chuvas ocorreram praticamente durante todo o dia. A previsão é que elas continuem ocorrendo nos próximos dias, cujo período de chuvas para a região está apenas começando.

De acordo com sites de meteorologia, nesta quinta-feira, 15, deve continuar chovendo em Mossoró. O meteorologista Saulo Tasso explicou que o período “Chico” para esta região inicia neste mês de fevereiro e segue até maio. "O período chuvoso começou agora é deve seguir até maio. Pela quantidade de chuva que vem sendo registrada no nosso estado, a previsão de precipitações acima da média deve se cumprir. Já ouvi relatos de chuva em todo o Rio Grande do Norte, principalmente nesses últimos dias de carnaval, então, a tendência é que as precipitações aconteçam nos próximos dias", explicou o meteorologista.

Em Mossoró, durante a terça e quarta-feira, cinco pluviômetros espalhados pela cidade registraram um total de 140 milímetros de chuva. Os dados são do Centro Nacional de Meteorologia e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN). De acordo com o site do Cemaden, o pluviômetro que registrou a maior quantidade de chuva (39 mm) foi o que fica localizado na Rua Margarida Militão, no bairro Dom Jaime Câmara.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN) já havia informado que a previsão era de chuvas acima da média para o estado. Essa informação foi divulgada no mês de dezembro e já deixou os potiguares animados. Em janeiro, ocorreram chuvas acima da média. Elas foram classificadas como "chuvas de verão", ou seja, têm característica de serem passageiras e concentradas apenas em algumas regiões.

Saulo Tasso contou também que as chuvas que ocorreram no carnaval e nesta quarta-feira estão dentro da normalidade para o período. Ele contou ainda que as chuvas são imprevisíveis, mas que tudo indica que o RN terá um bom inverno, diferente do que ocorreu nos anos anteriores. "Estamos muito animados, porque já tive notícias de que os açudes já estão com pequena reserva de água. Agora, temos que esperar que as chuvas continuem com frequência e que ocorram nos locais 'corretos', até porque não adianta muito chover nos grandes centros urbanos e não chover na zona rural, onde estão localizados nossos açudes e barragens", disse o meteorologista.

A chegada da chuva está animando o povo potiguar, que já vem sendo castigado há pelo menos seis anos com a seca. O vendedor Fernando Morais disse que já é possível ver a mudança na paisagem da zona rural e se diz feliz com a possibilidade de um bom inverno para a região. "Passei por algumas cidades neste carnaval e deu para notar a diferença na paisagem. Está tudo muito verde e temos a esperança de que as chuvas continuem para que o agricultor possa plantar e colher neste ano. Não é só o agricultor que ganha com a chegada do inverno, mas também os consumidores em geral, que precisam do alimento que é plantado no campo", lembrou o vendedor.

Saulo Tasso reafirmou ainda que, para que os açudes do estado possam sair do volume morto, é necessário que as chuvas sejam contínuas e que ocorram nas regiões onde os rios e açudes estão localizados. No site Climatempo, a previsão é de que nestas quinta e sexta, 16, ocorram chuvas dentro da média esperada para o período.

Tags:

Mossoró
140mm
Cemaden
chuvas

voltar