Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 08h15 | 19 Fev 2018 | Redação Município tem 350 vagas no Prouni em 32 cursos diferentes

Crédito da foto: Arquivo/EBC Oito instituições privadas de ensino superior participam do Prouni em Mossoró

O Programa Universidade para Todos (PROUNI) conta 350 vagas em Mossoró no 1° processo seletivo de 2018. São em 32 cursos diferentes em oito instituições de ensino superior privadas.

As oportunidades são nos cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Design de Moda, Direito, Educação Física, Embelezamento e Imagem Pessoal, Enfermagem, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão Hospitalar, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos, Letras, Logística, Negócios Imobiliários, Nutrição, Odontologia, Oftálmica, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Sistemas de Informação.

As vagas estão divididas nas seguintes instituições de ensino: Centro Universitário Maurício de Nassau de Maceió (UNINASSAU MACEIÓ), Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi (MATER CHRISTI), Faculdade Maurício de Nassau de Mossoró (FMN DE MOSSORÓ), Universidade Pitágoras (UNOPAR), Universidade Potiguar (UNP), Universidade Tiradentes (UNIT), Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR) e Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró (FACENE-RN).

Diretor de uma das instituições que atuam com o Prouni, Erik Caldas informa que todas as vagas geralmente são preenchidas. No semestre passado, das 30 disponibilizadas, 29 foram ocupadas. Neste semestre são 7 vagas e os estudantes já estão comparecendo para a matrícula.

Erik Caldas afirma que os estudantes que entram no ensino superior por meio do Prouni são muito dedicados. “São ótimos alunos”, reforça.

Em alguns casos, os estudantes acabam migrando para universidades públicas quando são selecionados por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). “No semestre passado, tivemos dois casos”, relata o diretor.

O Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em cursos de graduação de instituições privadas de educação superior. Nesta edição, foram ofertadas aproximadamente 243 mil bolsas em todo o país. Dessas, 113.863 são integrais e 129.124, parciais. As integrais são destinadas aos estudantes com renda per capita de até 1,5 salário mínimo. Já as bolsas parciais contemplaram os candidatos que têm renda familiar per capita de até três salários mínimos.

Podem concorrer à primeira opção de curso aqueles que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares ou foram pré-selecionados só na segunda opção de curso, mas não houve formação de turma.

Podem concorrer às bolsas do Prouni brasileiros sem diploma de curso superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2017, tenham obtido nota superior a 450 pontos e não tenham zerado a prova.

É necessário, ainda, que o candidato atenda a pelo menos um dos requisitos a seguir: ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral, possuir alguma deficiência, ser professor da rede pública ou estar enquadrado no perfil de renda exigido pelo programa.

O processo seletivo é composto por duas chamadas sucessivas. A primeira chamada começou na quinta-feira (15) e a segunda está prevista para ser divulgada em 2 de março. No mesmo dia, tem início a comprovação de informações da segunda chamada. O prazo se encerra em 9 de março. Em caso de não aprovação, o prazo para manifestar interesse na lista de espera é de 16 a 19 de março.

Pré-aprovados no Prouni devem comprovar informações até dia 23

O prazo para comprovação das informações dos candidatos pré-aprovados na primeira chamada do Prouni começou na quinta-feira (15) e termina no próximo dia 23. O procedimento deve ser feito na universidade em que o candidato vai estudar e é requisito para garantir a vaga.

A inscrição, gratuita, é feita exclusivamente pela internet, na página do Prouni. O candidato deve informar o número de inscrição no Enem de 2017 e a senha mais recente usada no Enem.

Caso o candidato não se recorde do número de inscrição ou da senha do Enem de 2017, pode recuperá-los na página do Enem.

Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.

O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo pode optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.

 

Vagas por curso para Mossoró

Curso - Quantidade

Administração 17

Análise e Desenvolvimento de Sistemas 2

Arquitetura e Urbanismo 10

Biologia 1

Biomedicina 20

Ciências Contábeis 23

Design de Moda 3

Direito 42

Educação Física 25

Embelezamento e Imagem Pessoal 3

Enfermagem 28

Engenharia Elétrica 4

Engenharia Mecânica 1

Farmácia 28

Fisioterapia 22

Gastronomia 8

Gestão Ambiental 2

Gestão Comercial 8

Gestão Financeira 2

Gestão Hospitalar 2

Gestão Pública 4

Gestão de Recursos Humanos 2

Letras 2

Logística 3

Negócios Imobiliários 4

Nutrição 23

Odontologia 27

Oftálmica 14

Pedagogia 2

Psicologia 10

Serviço Social 6

Sistemas de Informação 2

Fonte: Prouni

Tags:

Prouni
Mossoró
vagas
cursos instituições

voltar