Quarta-Feira, 12 de fevereiro de 2025

Postado às 08h30 | 01 Mar 2018 | Redação Greve de vigilantes: caixas eletrônicos estão desabastecidos

Crédito da foto: Marcos Garcia A greve dos vigilantes teve início na última segunda e é por tempo indeterminado

Magnos Alves/Da redação

Além de impedir o atendimento externo das agências bancárias de Mossoró, a greve dos vigilantes de bancos, iniciada na última segunda-feira (26), também está prejudicando os saques em caixas eletrônicos. O problema é o desabastecimento dos caixas e atinge, principalmente, as agências da Caixa Econômica Federal.

Nesta quarta-feira (28), um gerente da Caixa confirmou o desabastecimento. Segundo ele, foi tentando um acordo com os vigilantes para que os caixas eletrônicos pudessem receber dinheiro, mas sem sucesso.

A falta de dinheiro prejudicou milhares de servidores públicos municipais. A Prefeitura de Mossoró depositou os salários de fevereiro ao longo da quarta-feira, mas não era possível fazer o saque.

Logo cedo, as reclamações já se espalhavam pelas redes sociais. Aposentados e pensionistas foram ao banco, mas não tiveram como receber os salários.

A orientação da Caixa é que os correntistas procurem as casas lotéricas ou os caixas eletrônicos dos bancos 24 horas.

A princípio, o problema se concentra mesmo na Caixa. Gerentes de agências do Banco do Brasil afirmaram ao JORNAL DE FATO que o abastecimento dos caixas eletrônicos estava sendo executado normalmente.

Se a falta de abastecimento se centraliza na Caixa, a suspensão do atendimento ao público atinge praticamente todos os bancos.

Segundo o diretor local do Sindicato Intermunicipal dos Vigilantes do Rio Grande do Norte (SINDSEGUR), Luiz Carlos Filho, apenas as agências do banco Itaú estavam funcionando.

Caixa e Banco do Brasil confirmaram o fechamento de suas agências em Mossoró.

Mesmo com o Sindsegur mantendo 30% dos vigilantes trabalhando, as agências não podem abrir. Esse percentual representa apenas um vigilante em cada agência, o que impossibilita o atendimento.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Mossoró e Região, Assis Neto, afirmou que as agências só vão reabrir quando a segurança estiver assegurada.

Desde o começo da semana, as empresas contratadas pelos bancos prometeram substituir os vigilantes em greve para permitir a abertura das agências. No entanto, esse compromisso ainda não foi cumprido.

A greve dos vigilantes é por tempo indeterminado e tem por objetivo, segundo o Sindsegur, impedir a perda de direitos com a implantação de contratos com base na nova legislação trabalhista.

Segundo Luiz Carlos Filho, as propostas apresentadas pelas empresas incluem alteração na escala de trabalho, de 12/36 para 12/12, retirada do descanso semanal remunerado, implantação do trabalho intermitente, diminuição do horário de almoço de uma hora para 30 minutos (sendo apenas 15 deles remunerado), fim da hora noturna reduzida, não pagamento de feriados e fim do adicional noturno, entre outras medidas prejudiciais aos vigilantes. Essas alterações representariam uma perda de cerca de R$ 500,00 por mês.

O Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Rio Grande do Norte (SINDESP) considera a greve ilegítima.

Tags:

vigilantes
greve
Mossoró
Banco do Brasil
Caixa Econômica Federal
caixas eletrônicos

voltar