Terça-Feira, 19 de março de 2024

Postado às 09h45 | 29 Mar 2018 | Redação Igreja dá prosseguimento à programação da Semana Santa

Crédito da foto: blog são José operário Nesta quinta-feira, ocorrem a Missa da Crisma e o ato do Lava-Pés

A partir desta quinta-feira, 29, a Diocese de Mossoró começa a celebrar a Semana Santa, com a realização de missas em diversas igrejas da cidade. Às 8h30, ocorre na Catedral de Santa Luzia a Missa do Crisma, presidida pelo bispo dom Mariano Manzana. Durante todo o dia, serão realizadas missas em outras igrejas, como, por exemplo, as de São Paulo e São João Batista.

Na quinta-feira santa, celebra-se também a Ceia do Senhor, em que a Igreja recorda a última ceia que Jesus fez com seus discípulos, antes de ter sido traído. Hoje, ocorre ainda a Missa do Crisma, na qual serão abençoados os óleos que serão na administração dos sacramentos do Batismo, ordenação de padres e bispos, Crisma e Unção dos Enfermos. Com essa celebração se encerra a Quaresma.

É na quinta-feira santa que ocorre também o ato do lava-pés, em que algumas pessoas da comunidade têm os pés lavados. Esse ato significa o serviço e a caridade de Cristo, que veio para não ser servido e sim para servir. Na sexta-feira santa, a Paróquia de Santa Luzia vai promover a Via Sacra, às 7h, que relata todo o sofrimento de Cristo no percurso que Ele fez para ser crucificado.

Ainda nesta quinta-feira, 29, ocorre a Procissão do Encontro, quando representantes de várias paróquias sairão em procissão pelas ruas de Mossoró. Ela sairá de três lugares distintos de Mossoró a partir das 18h30: Paróquias de Santa Luzia, São Manoel e Área Pastoral Sagrada Família (em frente à concessionária Terra Sal); da Igreja Matriz de São José (paróquias São José, Nossa Senhora de Fátima e Menino Jesus); e da Igreja Matriz de São João Batista (paróquias de São João, São Paulo e Alto da Conceição).

O encontro da Cruz, da imagem do Senhor dos Passos e da imagem de Nossa Senhora das Dores acontecerá na praça em frente ao Teatro Dix-huit Rosado por volta das 19h30. O vigário-geral da Diocese de Mossoró e pároco de Santa Luzia, padre Flávio Augusto Forte de Melo, pede para a população que for participar da procissão vestir camisetas brancas em alusão à paz necessária na sociedade.

Tags:

Semana Santa
Igreja
Lava Pés

voltar