Terça-Feira, 19 de março de 2024

Postado às 14h45 | 02 Abr 2018 | Redação Terapeuta ocupacional ajuda a identificar se uma criança é autista

Crédito da foto: Reprodução 2 de abril, Dia Mundial do Autismo

Hoje é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Nesta entrevista, a terapeuta ocupacional Isis Falcão, do Hapvida, explica o que é o autismo e mostra como os pais podem identificar se o filho é autista, entre outras informações importantes.

1. O que é o autismo?

É um transtorno global do desenvolvimento caracterizado pelo comprometimento na comunicação, podendo ter dificuldade de interação social e presença de comportamento repetitivo e restritivo. Normalmente, os sintomas surgem nos primeiros anos de vida e há vários graus de intensidades de comprometimentos. Esse conjunto de características comportamentais são definidas como Transtorno do Espectro Autismo (TEA).

 

2. Quais as causas?

Não há uma causa definida para o autismo. Há estudos que apontam que um conjunto de fatores pode estar relacionado com o diagnóstico como, por exemplo, componentes genéticos e fatores sociais.

 

3. Como os pais podem identificar que o (a) filho (a) é autista? Se possível, falar os sintomas.

A pessoa com Transtorno do Espectro Autista tem um comportamento diferente. Costumamos dizer que se trata de um jeito diferente de compreender e interagir com o mundo. Os pais devem começar a observar as dificuldades que surgem durante o desenvolvimento infantil. Entre os sintomas pode-se perceber: dificuldade de interagir com outras crianças, dificuldade ou atraso na fala, rejeição ao contato físico, ausência de expressão das emoções, apego a objetos diferentes, sensibilidade a sons, dificuldade de mudar a rotina e não responder aos comandos verbais.

 

4. Como é o comportamento de uma criança autista, sua interação social e as brincadeiras?

O comportamento da criança autista pode variar conforme o grau de comprometimento. As brincadeiras e restrições e a interação social também variam, mas dentre as características das crianças do espectro podem surgir as brincadeiras com luzes, apego a objetos diferentes, gostar de enfileirar os brinquedos, preferência por brincar girando os objetos e rejeição a brincadeiras com alguns texturas diferentes (por exemplo: tinta, massa de modelar, materiais ásperos). Essas crianças tendem ao isolamento, muitas vezes, não gostam de interagir com as crianças da mesma idade e podem rejeitar a presença de uma pessoa estranha.

 

5.Quais habilidades uma criança autista tem?

As habilidades da criança do Espectro Autista variam conforme o comprometimento de cada criança, mas no geral tendem a ter uma boa capacidade de memorização e organização. Vale considerar o contexto que essa criança está inserida (escola, domicílio e família). As habilidades podem ser estimuladas e conquistadas com um tratamento multidisciplinar e mudanças no cotidiano da criança.

Tags:

Autista
terapeuta
criança
autismo
Mossoró

voltar