Sexta-Feira, 14 de dezembro de 2018

Postado às 09h15 | 14 Abr 2018 | Redação Prefeita reúne equipes para prevenção aos danos causados pelas chuvas

Crédito da foto: Carlos Costa Prefeita Rosalba Ciarlini em reunião com equipe no Palácio da Resistência

A prefeita Rosalba Ciarlini reuniu nesta sexta-feira, 13, diversas secretarias municipais e setores ligados à Defesa Civil, para uma reunião de alerta em período chuvoso. O encontro é a continuação de uma reunião que já houve na quinta-feira, 12, com os secretários, onde a prefeita solicitou ações que previnam maiores danos para a população.

Rosalba orientou que as equipes das secretarias e os demais órgãos ficassem em alerta. “As chuvas são sempre bênçãos, visto aos anos de seca dos quais enfrentamos, mas sabemos que elas trazem certos danos que vamos tentar conter com um trabalho em conjunto. Serviços, como a operação tapa-buraco serão realizadas no período pós-chuva, mas essa é hora de prevenir outros problemas”, afirmou.

O coordenador da Defesa Civil, Osnildo Morais, destacou que além das ações, é necessária a conscientização por parte da população. “Estamos registrando vários trotes para a Guarda, os Bombeiros, o Samu. É preciso que as pessoas se conscientizem em não utilizar esses números de urgências para brincadeira”, disse.

A secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto lembrou que já acompanhou situações de emergências nos anos de 2004, 2008 e 2009. “Nos outros anos foram cheias do Rio Mossoró, só que desta vez são ocupações irregulares em canais e riachos. Estamos com todas as equipes de engenheiros visitando as áreas, fazendo relatórios e já encontramos mais de 30 locais de ocupações irregulares”, destacou.

A secretária do Desenvolvimento Social e Juventude, Lorena Ciarlini, ressaltou que as equipes do Plantão Social já estão disponíveis. “Nosso objetivo é cuidar das pessoas. Disponibilizamos um espaço no Plantão Social por 24h para atender pessoas que forem prejudicadas pelos efeitos das chuvas. Nesse momento vamos realizar um trabalho de prevenção”.

O secretário de Saúde, Benjamin Bento, lembrou que as 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), três Unidades de Ponto Atendimento (UPAs) e o Serviço Móvel de Urgência (SAMU) estão em alerta para atender a qualquer ocorrências. “Temos que lembrar que o protocolo é sempre o 192, o SAMU. As equipes dos 478 agentes comunitários de saúde também estão em alerta”, frisou.

A secretária de Educação, Magali Delfino, destacou que algumas escolas municipais estão prontas para o caso de terem que abrigar famílias. “Estamos fazendo o planejamento para caso precise, mas sem prejudicar o calendário letivo”.

Participaram da reunião também representantes da Secretaria Executiva de Agricultura, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Sindicato da Lavoura, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Jeep Clube.

Fonte: Ascom/PMM

Tags:

Mossoró
chuvas
prevenção
ruas
infraestrutura
danos

voltar