Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 08h00 | 17 Abr 2018 | Redação Campanha contra a Influenza deve imunizar mais de 74 mil pessoas na cidade

Crédito da foto: Ascom Vacinação contra a influenza começa na próxima segunda-feira, 23

A Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró prepara-se para participar da 20° edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (popularmente conhecida como Vacina da Gripe), que vai começar na segunda-feira (23) e ocorre até o dia 1o de junho. O Dia D de mobilização nacional será realizado em 12 de maio, com a ideia de conscientizar o grupo-alvo da importância da vacinação. A vacina protege da influenza A/H1N1pdm09, A/H3N2 e influenza B.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), devem receber a imunização crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores da rede pública e privada; pessoas com mais de 60 anos; jovens de 12 a 21 anos que estejam cumprindo medidas sócio-educativas; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Neste ano, a expectativa da Secretaria de Saúde é imunizar mais de 74 mil mossoroenses que estão dentro do público-alvo da Campanha. Esse percentual corresponde a uma cobertura de 100% no município. No ano de 2017, Mossoró foi uma das primeiras cidades do Rio Grande do Norte que conseguiu ultrapassar a meta de 90% de cobertura vacinal da influenza determinada pelo MS antes mesmo do fim da campanha de vacinação.

O coordenador do Programa Nacional de Imunização (PNI) na cidade, Etevaldo de Lima, destaca que as crianças que forem se imunizar pela primeira vez devem receber duas doses, devendo existir um intervalo de 30 dias da aplicação da primeira para a segunda, a fim de garantir a imunidade completa. As que já se vacinaram em anos anteriores só recebem uma dose única neste ano.

A Secretaria de Saúde recomenda que os mossoroenses tomem os devidos cuidados para evitar a transmissão da gripe e de outras doenças respiratórias:

  • Lavar as mãos com frequência;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Limpas as mãos após tossir ou espirrar; 
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados).

Tags:

Influenza
vacinação
Mossoró
campanha
Saúde

voltar