Quinta-Feira, 18 de abril de 2024

Postado às 10h45 | 12 Mai 2018 | Redação Secretaria de Saúde pretende imunizar 20 mil pessoas no Dia D de vacinação

Crédito da foto:

A Secretaria Municipal de Saúde estima imunizar 20 mil pessoas neste Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. A mobilização ocorre neste sábado, 12, das 8h às 17h. O número foi confirmado pela assessoria de comunicação da SMS.

O órgão municipal definiu 39 pontos de apoio para a vacinação do público-alvo da campanha. Segundo a secretaria, as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da zona urbana estarão abertas até às 17 horas, sem intervalo para almoço.

Já a zona rural terá um polo de apoio que acontecerá na Comunidade da Maísa. A Secretaria de Saúde entendeu que outros locais da cidade também precisam ter um espaço que possa garantir a imunização aos mossoroenses, por isso definiu que os bairros Cidade Oeste, Nova Mossoró, Wilson Rosado e Conjunto Alfredo Simonetti (Abolição V) receberão pontos de imunização. Outro apoiador que vai realizar vacinas no município é o Partage Shopping Mossoró.

A reportagem esteve na UBS Cid Salém Duarte, no Abolição IV, e Conchita da Escóssia Ciarlini, no Abolição II, e constatou filas. Muitas crianças e idosos estavam nelas.

Segundo o coordenador de imunização do município, Etevaldo de Lima, o Ministério da Saúde (MS), através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), garantiu que enviará a Mossoró de 20% a 25% das doses do público-alvo. Esse número corresponde a quase 19 mil doses, que serão destinadas especialmente para o dia “D” de imunização nacional.

A 20ª edição da Campanha Nacional de Vacinação teve início no último dia 23 de abril e se estende até o próximo dia 1º de junho em todo o país. Último boletim divulgado pela SMS no início da semana apontou que o município havia vacinado cerca de 22 mil pessoas, atingindo cobertura de 29,50%.

De acordo com dados atualizados pelo Ministério da Saúde (MS) no último dia 25, são 76.795 mossoroenses que se enquadram no grupo-alvo da campanha. A secretaria está aguardando o envio de uma nova cota de vacina contra a Influenza para Mossoró pelo MS.

Esse percentual corresponde a uma cobertura de 100% no município. No ano de 2017, Mossoró foi uma das primeiras cidades do Rio Grande do Norte que conseguiu ultrapassar a meta de 90% de cobertura vacinal da influenza determinada pelo MS antes mesmo do fim da campanha de vacinação.

De acordo com MS, devem receber a imunização crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores da rede pública e privada; pessoas com mais de 60 anos; jovens de 12 a 21 anos que estejam cumprindo medidas sócio-educativas; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A Secretaria de Saúde recomenda que os mossoroenses tomem os devidos cuidados para evitar a transmissão da gripe e de outras doenças respiratórias:

Lavar as mãos com frequência;

Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

Limpas as mãos após tossir ou espirrar;

Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

Manter os ambientes bem ventilados;

Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;

Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados).

*Fotos: Marcos Garcia/De Fato

Tags:

SMS
Secretaria Municipal de Saúde
Dia D
vacinação
gripe
Influenza
Mossoró
Rio Grande do Norte
Ministério da Saúde

voltar