Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 09h30 | 25 Mai 2018 | Redação Desabastecimento: começam a faltar frutas e verduras nos supermercados

Crédito da foto: Marcos Garcia Caso continue, a probabilidade é que só haja frutas e verduras até este final de semana

Amina Costa/Da Redação

A paralisação dos caminhoneiros, que foi iniciada em todo o país na última segunda-feira, 21, já está provocando o desabastecimento de alguns supermercados de Mossoró. Caso o movimento continue, poderão faltar frutas e verduras nos supermercados da cidade.

A informação dos proprietários de redes de supermercados de Mossoró é de que os alimentos hortifrutigranjeiros são os que mais preocupam, pois o abastecimento desses produtos é feito quase que diariamente. O empresário Júnior Rebouças informou que o último carregamento de mercadorias foi feito na terça-feira, 22.

“Nós estamos com três caminhões carregados de hortifrutigranjeiros presos na estrada e corremos o risco de perder a mercadoria, porque ela só pode ficar na estada por cinco dias. A última vez que recebemos mercadorias foi na terça-feira, porque os protestos aqui no RN só começaram nesse dia, e os caminhoneiros conseguiram passar antes dos bloqueios”, relatou o empresário.

Outro empresário do ramo de supermercados, Neto Queiroz, informou que o carregamento de frutas e verduras que deveria chegar nesta semana aos supermercados está completamente perdido. “Estamos ficando sem frutas e verduras e os carregamentos que deveriam chegar nesta semana já foram perdidos. A maior parte desses alimentos são provenientes de Tianguá, Bahia e Goiás”, relatou.

Júnior Rebouças disse ainda que 25 carretas carregadas com frango, carnes, laticínios e cereais estão presas nos bloqueios feitos pelos caminhoneiros. Até o momento, os estoques desses tipos de alimentos são suficientes para abastecer a rede de supermercado até a próxima semana.

Neto Queiroz informou que, até o momento, a mercadoria estocada supre as necessidades da rede de supermercados, e que poderá fazer a reposição de mercadorias entre as unidades. “Se faltar um tipo de mercadoria em um supermercado, podemos trazer de outro e reabastecer. Enquanto tiver estoque de mercadorias, dá para ir organizando”, contou.

No entanto, caso a paralisação prossiga até a próxima semana, poderá faltar alimentos nos supermercados. “Ainda temos estoques dos cereais e de algumas carnes. Mas se essa paralisação continuar até a próxima semana, vamos começar a ter problemas com o abastecimento. Neste momento, 25 carretas com carnes, frangos e cereais estão presas no bloqueio no estado do Pernambuco. Os carregamentos de leite condensado, creme de leite e leite também estão no meio do caminho”, relatou Júnior Rebouças.

A situação do abastecimento de produtos do país é grave porque praticamente todo o transporte de mercadorias é feito por vias terrestres. Até mesmo os produtos que são transportados por navios precisam do transporte terrestre para chegar ao seu destino final. “Até mesmo as cargas que chegam pelos portos estão presas nas estradas, porque elas vêm dos portos de Pecém (CE) e Suape (PE) e precisam vir de caminhão até aqui”, disse o empresário.

Tags:

Mossoró
supermercados
frutas
verduras
greve
caminhoneiros

voltar