Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 15h45 | 28 Mai 2018 | Da Redação Escolhidos reis e rainhas de diversas categorias do Mossoró Cidade Junina 2018

Crédito da foto: PMM Concurso aconteceu neste domingo no teatro Dix-Huit Rosado que ficou lotado

Na noite deste domingo, 27, o Teatro Municipal Dix-Huit Rosado se transformou numa grande festa de São João. A noite foi dedicada para o Concurso da Realeza Junina 2018 que abriu a temporada de eventos do Mossoró Cidade Junina. Os candidatos a rei, rainha e dama da diversidade se apresentaram aos espectadores que lotaram as cadeiras e galerias do teatro para conferir as performances dos futuros representantes do Mossoró Cidade Junina.

“Este evento é importantíssimo não só pelo motivo de escolher os representantes do Mossoró Cidade Junina, mas também por abrir o período dos festejos da cidade. É o momento do mossoroense começar a sentir e se empolhar com os festejos juninos. Para a realização do evento de hoje a Prefeitura de Mossoró está investindo mais de R$ 5.000,00 em premiações para os vencedores do concurso”, destacou o secretário Municipal de Cultura, Eduardo Falcão.

A organização do evento preparou uma grande surpresa para noite do Concurso de Realeza Junina 2018. Para cada apresentação dos candidatos havia o acompanhamento de música tocada ao vivo pelo Regional Incendeia, da Quadrilha Lume da Fogueira. No palco eram cantores, sanfoneiro, baterista, guitarra, baixo, zabumba e triângulo fazendo música regional e de quadrilha que além de empolgar os candidatos também divertiu os espectadores.

“Ficamos muito felizes com o convite dos organizadores para fazer a música e animação do Concurso de Rei e Rainha do Mossoró Cidade Junina. Nós que fazemos parte da Lume da Fogueira, que esse ano está com as atividades suspensas, estávamos com saudades dessa energia que é o São João e desse povo que vibra com quadrilha junina. É gratificante demais poder colaborar e fazer parte desse evento”, disse a vocalista do Regional Incendeia, Gaby Viegas.

 

Ao final da noite, após as apresentações e o somatório das notas dos jurados o Concurso da Realeza Junina 2018 teve o seguinte resultado:

  • Rei e Rainha Mirim (de 4 a 8 anos e 8 meses):

João Vitor, da Quadrilha Boneca de Pano

Fábia Dalila, da Quadrilha Nação Junina

  • Rei e Rainha Infantil (de 9 a 14 anos e 11 meses)

Adriano Gomes, da Quadrilha Meu Xodó

Lorrany Fernandes, da Quadrilha Amor Nordestino

  • Rei e Rainha Adulto (a partir dos 15 anos)

Luiz Lima, da Quadrilha Zé Matuto

Flávia Fernandes, da Quadrilha Amor Nordestino

Irreverência e ato político no concurso da Dama da Diversidade 2018

Além da escolha dos reis e rainhas do Concurso da Realeza Junina do Mossoró Cidade Junina 2018, houve também a escolha da Dama da Diversidade. Diversas travestis de várias cidades se inscreveram para concorrer o título. A grande campeã ganhou faixa, troféu e a premiação de R$ 1.000. Foi a primeira vez que o Mossoró Cidade Junina realizou o concurso na categoria LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros).

“Mossoró é a terra das liberdades e é curioso perceber que nunca o Mossoró Cidade Junina tinha se voltado para o público LGBT no sentido de criar um concurso com premiação para valorizar o trabalho feito por elas, que no período junino se transformam em verdadeiras damas de arraiás. A ideia chegou e com certeza vai ser tão tradicional como a escolha do rei e da rainha”, apontou o secretário Municipal de Cultura Eduardo Falcão.

“Diferentemente do concurso de rei e rainha, para o da Dama da Diversidade ser Mossoró ou morar na cidade não são critérios obrigatórios. Por isso que hoje estamos recebendo candidatas de outras cidades do Rio Grande do Norte como Apodi e Macau. Recebemos inscrições até de outros estados com o Ceará e Piauí”, explicou o coordenador da Arena Deodete Dias, Deilson Pereira.

Além de toda a irreverência, luxo nos vestidos e o brilho característico das damas juninas, o público foi surpreendido com uma apresentação com tom político suscitando o debate sobre preconceito e homofobia. A candidata a Dama da Diversidade, Renata Rayara, da cidade de Rodolfo Fernandes, misturou coreografia junina e discurso político. No final da apresentação ele retirou a peruca, desconstruiu a personagem e ergueu uma bandeira contra o preconceito.

“A idéia é mostrar que a pessoa LGBT precisa de respeito e reconhecimento do seu trabalho não só no período do Carnaval ou São João, mas ao longo de todo o ano. E no momento em que a sociedade nos diz que somos doentes nós mostramos que doença é o preconceito. Precisamos acabar com a homofobia que tem matado tantos meninos e meninas”, reafirmou Renata Rayara, candidata a Dama da Diversidade.

Com a computação das notas dos jurados a grande da Dama da Diversidade do Mossoró Cidade Junina 2018 é da cidade Teresina, no Piauí. “O Mossoró Cidade Junina é evento importantíssimo para o São João em todo Nordeste. Então, assim que eu soube desse concurso, realizei minha inscrição e essa vitória mostra que valeu apenas pegar a estrada com doze horas de viagem. Estou muito feliz com o título”, comemorou a Dama da Diversidade 2018, Sheron Lumynes.

Fonte: PMM.

 

Tags:

Mossoró Cidade Junina
Rei
Rainha
Escolha

voltar