Sábado, 20 de abril de 2024

Postado às 11h45 | 03 Jun 2018 | Redação Pingo da Mei Dia leva mais de 100 mil pessoas ao Corredor Cultural na abertura do MCJ 2018

Corredor Cultural de Mossoró recebeu neste sábado, 2, o maior público da história do Pingo da Mei Dia, segundo a Polícia Militar. Quatro trios e 12 atrações animaram um dos maiores comboios juninos do País. O Cidade Junina vai até o dia 10 de julho

Crédito da foto: Carlos Costa/PMM Prefeita Rosalba e o secretário Eduardo Falcão abriram oficialmente o Cidade Junina

Está aberto o São João mais cultural do Brasil. O Pingo da Mei Dia atraiu uma multidão no Corredor Cultural e foi alegria do começo ao fim. Com um forte esquema de segurança montado, a preocupação do público foi apenas a de se divertir.

O Pingo registrou público recorde na edição 2018. De acordo com a Polícia Militar, mais de 100 mil pessoas lotaram o Corredor. O evento de maior participação popular de todos os tempos também foi o mais seguro, segundo informações das autoridades de segurança.

Na abertura, os quatro trios saíram de lugares diferentes da Avenida Rio Branco com Caddu Rodrigues, Nuzio Medeiros, Nataly Vox e Forró com Ella. Uma sirene indicando o início da festa tocou no Memorial da Resistência.

Por volta das 15h foi a vez dos artistas Giannini Alencar, André Luvi, Os Gonzagas e Ítalo e Renno comandarem. A folia ainda continuou com Forró dos 3, Renata Falcão e Aline e Dayvid, encerrando o percurso. A Prefeitura priorizou os artistas da terra na maior parte da programação, demonstrando a valorização da cultura local.

“O Pingo abre o São João mais cultural do país, que é o de Mossoró. Optamos na nossa gestão em priorizar os artistas da terra, que fizeram novamente grandes apresentações. Essa festa é do povo. O São João está apenas começando”, declarou a prefeita Rosalba Ciarlini. A vice-prefeita Nayara Gadêlha acompanhou todo o Pingo.

“É um evento que se consolida por ser cada vez mais grandioso. A gente tem muito orgulho de poder fazer parte dessa história, incrementando sempre algo novo. É o maior trio elétrico do Brasil”, enalteceu.

ANIMAÇÃO

O espaço para o público este ano foi maior. Conforme orientação do município, as calçadas dos equipamentos culturais, como o Teatro Dix-Huit Rosado e Memorial da Resistência, não foram licenciados. O sucesso do Pingo estava presente no rosto de cada um que estava no Corredor Cultural. Marta Maia, deficiente física, destacou a importância das pessoas com deficiência na festa. “É muito boa essa festa. Vivemos a nossa cultura popular, o nosso Nordeste. Todos os anos eu estou no Pingo. Esse ano estou lançando a minha bike aventura. As pessoas com deficiência tem que se fazerem presentes, se divertindo”, disse.

A presença de turistas no Pingo da Mei Dia foi algo marcante. Como é o caso do italiano Diego Festa, que mora em Roma, na Itália, e veio a convite de amigos curtir o São João de Mossoró. “A festa é muito bonita. Vi algumas fotos de anos anteriores. Achei muito legal participar pela primeira vez. Vi muita gente boa, se divertindo. É algo muito cultural”, comentou.

Já Rodrigo Dias é do Rio Grande do Sul e também curtiu o Pingo. “É o meu primeiro pingo. A festa foi muito bacana. O pessoal se diverte pra valer. Com certeza vou vir mais vezes”, comemorou.

AUTORIDADES

Várias autoridades compareceram ao Pingo da Mei Dia, como é o caso do deputado federal Beto Rosado. “Mais um Mossoró Cidade Junina com esse Pingo maravilhoso. O São João de Mossoró é o mais cultural do Nordeste brasileiro. Toda organização da Prefeitura está de parabéns. A Prefeita Rosalba Ciarlini manteve a chama desse evento acesa, que sempre ressalta a importância do nordestino e das nossas raízes”, disse.

A Deputada Estadual Larissa Rosado também foi só elogios. “O Pingo é um grande evento da cidade de Mossoró, inclusive nós temos que parabenizar a equipe da Prefeitura, o secretário de Cultura, e, principalmente, a prefeita Rosalba Ciarlini, que viabiliza através das parcerias um dos maiores São João do Nordeste estão de parabéns. O Pingo é animado, da paz e seguro”, ressaltou.

O governador Robinson Faria (PSD) e vários vereadores da Câmara Municipal de Mossoró estiveram presentes, como é o caso da presidente Izabel Montenegro (MDB). “A cada ano essa festa se fortalece. O Mossoró Cidade Junina é do povo de Mossoró”, declarou.

Secretários do município também acompanharam a festa. A programação do Mossoró Cidade Junina segue a todo vapor, com atrações culturais como por exemplo o Chuva de Bala, Cidadela e os shows na Estação das Artes Elizeu Ventania. Na próxima quinta-feira (7), Xandy Avião, Wonney Saraiva e uma atração da terra abrem os shows no São João mais cultural do Brasil.

SEGURANÇA

O secretário de Segurança, Coronel Sócrates Vieira, confirmou que o Plano de Operações desenvolvido contemplou a parceria da Prefeitura de Mossoró com a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, II Distrito de Polícia Rodoviária Estadual e segurança privada. “Conseguimos reforçar toda a área da festa com policiamento ostensivo, o que resultou em um evento tranquilo, apesar do grande público registrado em todo o Corredor Cultural”, complementou.

De acordo com Major Maximiliano Luís, comandante do II Batalhão da Polícia Militar, foi o Pingo da Mei Dia com maior público e o mais seguro de todas as edições. “Sem registro de ocorrências de maior gravidade. Apesar de ter superado a expectativa de público, foi o mais tranquilo de todos os tempos”, disse.

A Guarda Municipal atuou no trabalho de videomonitoramento e patrulhamento com viaturas distribuídas ao longo do circuito. Os agentes de Trânsito também auxiliaram no ordenamento das vias, até a liberação após o término da festa.

Tags:

Cidade Junina
Pingo da Mei Dia
Mossoró
segurança
festa
Corredor Cultural

voltar