Quarta-Feira, 20 de junho de 2018

Postado às 11h30 | 12 Jun 2018 | Redação Dia dos Namorados sem companhia não tira o brilho da data

Crédito da foto: Ilustrativa O Dia dos Namorados é um momento de estar com a pessoa que respeita e que ama

Amina Costa/Da Redação

Neste dia 12 de junho é comemorado o Dia dos Namorados, data em que os casais aproveitam para celebrar o amor e presentear o(a) namorado(a). O dia vai além da troca de presentes e de um jantar romântico. Trata-se de um momento de comemoração e de troca de sentimentos com a pessoa que tende a se tornar a companhia para a vida inteira.

No entanto, muitas pessoas não estão em relacionamentos sérios e não se “encaixam” na data comemorativa aos namorados. Mesmo assim, muitas pessoas conseguem comemorar este dia com bom humor e em companhia de amigos e pessoas próximas.

Esse é o caso da advogada Mikaelly Oliveira, que está separada há nove meses, e falou que essa comemoração será feita na companhia de amigos, já que a intenção do Dia dos Namorados é estar com a pessoa que se tem carinho, atenção e respeito. Ela cita ainda que, mesmo solteira, vê o encanto da data e que, por isso, não consegue ficar triste por não ter um companheiro neste dia.

“Eu, enquanto solteira, vejo encanto nesta data para os que estão namorando. O que não quer dizer que, devido ao meu estado civil, preciso ficar triste por não ter um namorado. Ao contrário. Eu tenho amigas que compartilham comigo todos os dias do ano, me respeitam, me consideram, me amam, me aceitam com todos os meus defeitos e, independentemente do que me aconteça, me apoiam. Nós temos consideração umas pelas outras do que vários relacionamentos por aí”, relatou.

Mikaelly Oliveira disse ainda que este momento pode se transformar num momento de lembrança dos relacionamentos passados, junto com amigas que viveram situações parecidas, sempre com bom humor. “Então, nesta data, nada mais justo do que comemorar com elas (as amigas) todos os momentos vividos, regados por um bom vinho, exaltando os defeitos e qualidades dos exs e nos divertindo, que é o que sabemos fazer de melhor”, relatou.

Ela disse ainda que já teve contato com pessoas que sentem o peso da data e se cobram bastante por não terem com quem comemorar o Dia dos Namorados. “Têm pessoas que não gostam da data por estarem solteiras. Elas se sentem mal e tudo. Eu já vi pessoas que não querem sair para comer fora porque só vão ter casais, que não querem abrir as redes sociais para não ver declarações de outros casais. Existem pessoas que se sentem mal de verdade”, comentou.

Como está recém separada, Mikaelly Oliveira conta que passar esta data sem um companheiro depois de anos casada não é algo ruim. Pelo contrário. Vê esse momento como de autoconhecimento e amadurecimento. “Eu aprendi a me respeitar e me sentir bem, independente de ter uma companhia. Acho que a minha felicidade deve depender de mim e não colocar essa grande responsabilidade nas mãos de outra pessoa, pois apenas eu sei o que me agrada. Eu me sinto feliz por ter amadurecido o suficiente para saber que preciso me sentir bem sozinha para, só então, conseguir ser uma boa companhia para outra pessoa”, explicou.

A técnica em edificações Simone Lima compartilha da mesma ideia. Ela conta que sempre achou a data bonita e que se encanta com o amor das pessoas durante o Dia dos Namorados. Apesar de ter começado a namorar recentemente, ela fala que não sente a pressão de presentear por se tratar de uma data comemorativa, mas que sente que é importante estar com a pessoa que ama.

“O Dia dos Namorados é uma data linda. Fico encantada com as coisas bonitas que vejo neste dia. São pedidos de noivado, de casamento e até mesmo de namoro que ocorrem neste dia. Não podemos tirar o brilho desta data tão significativa para quem ama. Mesmo assim, é importante lembrar que presentear a pessoa amada e proporcionar momentos inesquecíveis são atitudes que devemos ter o ano inteiro”, disse Simone Lima.

 

Gasto com presentes no Dia dos Namorados será de R$ 120, diz pesquisa

Apesar de ser considerada uma data muito bonita por celebrar o amor entre casais, para algumas pessoas a data é estritamente comercial, uma vez que a tendência é fomentar o comércio no mês de junho. Uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) da Fecomércio RN apontou que o mossoroense deverá gastar, em média, R$ 120,00 com presentes neste dia.

A pesquisa apontou ainda que menos de 50% do público entrevistado vai presentear o companheiro, devido à falta de dinheiro e por não terem quem presentear. Para os que devem presentear os companheiros, o setor de vestuário teve maior procura neste ano, com 43% da intenção dos entrevistados.

Outras opções de presentes, segundo os próprios entrevistados, são perfumes, cosméticos e maquiagem, calçados, joias, relógios e acessórios, eletrônicos e celulares. Também foram citadas cestas, bombons e chocolates, livros, flores e viagens. O Dia dos Namorados é apontado como uma importante data do calendário varejista. Além de movimentar o comércio, o setor de serviços, como restaurantes, cinemas, teatros e hotéis, fica bastante cheio nesta data.

Tags:

Dia dos Namorados
companhia
namorado
namorada
Mossoró

voltar