Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 12h30 | 27 Jun 2018 | Redação Motoristas mossoroenses aprovam estacionamento rotativo no centro da cidade

Motorista fala que estacionamento rotativo só poderá ser bem-sucedido se houver fiscalização eficaz dos agentes de trânsito. Sinalização do estacionamento começou a ser instalada nesta terça (26)

Crédito da foto: Marcos Garcia A previsão é que aproximadamente 1 mil carros consigam estacionar na via

Amina Costa/Da Redação

Nesta terça-feira (26), a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) iniciou a instalação do sistema de sinalização na Rua Coronel Gurgel, principal via do centro da cidade. A intenção é ampliar as possibilidades de estacionamento no Centro, por meio de um sistema rotativo.

Atualmente, uma das principais queixas dos consumidores é a dificuldade de estacionar no centro de Mossoró.

A Rua Coronel Gurgel foi a escolhida para ter o estacionamento rotativo porque, segundo levantamento feito pela Secretaria de Trânsito, diariamente cerca de 200 carros estacionam nessa rua. E, com a medida, a perspectiva é da ampliação para 1 mil veículos.

A responsável pelo setor de engenharia de trânsito, Fernanda Helena, os condutores poderão estacionar durante 30 minutos com pisca-alerta ligado. “Iniciaremos a implantação amanhã e durante a semana faremos um trabalho de orientação à população. A fiscalização dos agentes de trânsito inicia a partir da próxima segunda-feira (2)”, esclarece.

A decisão está sendo bem aceita pelos motoristas mossoroenses, que sempre se queixaram dos problemas que enfrentam ao tentar estacionar no centro da cidade. O petroleiro Walter Dantas conta que, em muitos casos, prefere ir ao Centro de moto, já que a praticidade é bem maior. Isso ocorre devido à falta de estacionamentos no local.

“Eu prefiro ir ao Centro de moto, dar várias viagens se for preciso, do que ir de carro, para evitar estacionar em um local que seja pago, principalmente quando o que tenho que resolver é algo simples. Faço isso porque procurar vaga no Centro é algo estressante. Na Rua Coronel Gurgel, até vaga para moto é difícil, imagine para carro. Mesmo na moto, eu sempre estaciono nas ruas próximas ao Centro, porque nunca tem estacionamento disponível nas vias principais”, disse.

Walter Dantas contou ainda que a medida é importante para o Município, mas só terá eficácia se houver fiscalização contínua no percurso que funcionará como estacionamento rotativo. “O principal ponto dessa medida é a fiscalização, porque o motorista vai poder ficar meia hora estacionado, mas tem que ter alguém para fiscalizar se esse tempo será cumprido de verdade”, disse.

Ele disse ainda que, infelizmente, os agentes de trânsito de Mossoró são negligentes em algumas atitudes, principalmente na hora de multar os motoristas. “Já vi casos de pessoas serem multadas porque estavam aguardando o outro motorista sair da vaga de estacionamento. Às vezes, os agentes não avaliam a situação e só procuram aplicar multas”, disse.

Outro ponto levantado pelo petroleiro é o fato de não saber qual procedimento será adotado, caso o motorista ultrapasse o limite de tempo determinado pela Prefeitura para ficar no estacionamento rotativo. “Eu não sei como vai funcionar nesse procedimento que a Prefeitura quer fazer quando o motorista ultrapassar esse limite de meia hora que é estabelecido. É preciso esclarecer o que vai ser feito; se será aplicada multa, se o carro vai ser removido ou outro procedimento”, disse.

Atualmente, quem busca estacionar no centro de Mossoró encontra, além do déficit de vagas, o incômodo de flanelinhas, que delimitam espaços públicos para cobrar dos motoristas a vaga de estacionamento. “Tem a questão dos flanelinhas, que não acho correto, já que muitos pedem valores bem altos para poder estacionar em via pública”, disse Walter Dantas.

O estacionamento rotativo vai funcionar a partir do cruzamento com a Avenida Santos Dumont até o trecho que compreende a Rua Felipe Camarão. Além da implantação da sinalização, serão revitalizadas paradas de ônibus situadas na rua. “A ideia é que o estacionamento rotativo na Coronel Gurgel possa servir como exemplo para outras áreas da cidade, também com necessidade de vagas”, explica Fernanda Helena.

 

Tempo de 30 minutos pode ser curto para os motoristas

A medida adotada pela Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) que garantirá estacionamento rotativo no centro da cidade está causando alguns questionamentos dos motoristas. O principal deles é em relação ao tempo estipulado pela Prefeitura, que é de 30 minutos, desde que o motorista esteja com o pisca alerta ligado.

O petroleiro Walter Dantas acredita que é praticamente impossível um mossoroense conseguir resolver alguma coisa num período de 30 minutos, principalmente quando se trata de serviço bancário. “Uma pessoa não demora 30 minutos para pagar uma conta. Leva muito mais tempo, devido às filas e às quedas no sistema”, disse.

Walter disse ainda que o ideal era o tempo de uma hora para que fosse possível resolver o mínimo. “Acho meia hora pouco tempo, por isso acredito que se aumentasse esse tempo para uma hora, seria mais confortável e não geraria transtornos para a população”, declarou o petroleiro, que questionou ainda a não implementação da zona azul em Mossoró.

“Eu não sei por que em Mossoró não foi implantado o sistema de zona azul, em que o motorista paga uma quantia mínima de R$ 3,00 para ficar por duas horas no estacionamento. E, para isso, tem um agente da Prefeitura que anota a hora que o motorista chegou, para que não ocorram problemas”, questiona.

Tags:

Centro
Mossoró
Rua Coronel Gurgel
estacionamento rotativo

voltar