Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 09h15 | 29 Jun 2018 | Redação Hemocentro pede doação de sangue para restabelecer estoque

Crédito da foto: Arquivo As bolsas de sangue doadas ao Hemocentro são distribuídas para os hospitais de Mossoró

Amina Costa/Da Redação

O mês de junho é bastante festivo, com várias possibilidades de diversão para os mossoroenses. Mas, é justamente nos períodos festivos que a procura por bolsas de sangue no Hemocentro de Mossoró aumenta consideravelmente, pois muitos mossoroenses fazem a união perigosa de álcool e direção.

Por esse motivo, o Hemocentro está realizando uma campanha para alertar a população para a doação de sangue neste período, uma vez que o estoque está bem abaixo do ideal. Atualmente, o Hemocentro é responsável por disponibilizar bolsas de sangue para os hospitais públicos de Mossoró, entre eles o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), para o qual vai a maior quantidade de sangue disponível no local.

A redução no estoque implica na realização de procedimentos importantes nos hospitais que são atendidos pelo Hemocentro. O pedido de doação de sangue foi feito na página oficial do Hemocentro no Facebook e está sendo compartilhado por várias pessoas. De acordo com o próprio Hemocentro, o nível do estoque é crítico e preocupante.

Para doar sangue, o doador precisa se dirigir até o Hemocentro, que fica localizado ao lado do HRTM. Alguns requisitos para realizar a doação de sangue são: ter entre 16 e 69 anos, ser saudável, pesar mais de 50 kg, estar bem alimentado e portar documento de identificação oficial com foto. Vale lembrar que pessoas menores de 18 anos só podem doar mediante autorização dos pais ou responsáveis.

O estudante Ademar Neto, que é doador de sangue há 10 anos, lembrou que doar sangue é um ato de amor ao próximo e que um doador também pode, um dia, precisar dos serviços do Hemocentro. “O hábito de doar sangue requer responsabilidade, compromisso e, principalmente, solidariedade. A ação de doar sangue traz benefícios para todos os envolvidos, além de dar mais segurança ao doador que, a qualquer momento, pode necessitar do procedimento”, disse o estudante.

Ele disse ainda que, para aqueles que não podem doar sangue, por não estarem aptos, podem ajudar o Hemocentro com a divulgação das campanhas que são realizadas frequentemente, bem como incentivando pessoas a realizar esse ato. “E quem não pode doar, também pode dar sua contribuição, conscientizando outras pessoas sobre a importância e necessidade desse grande gesto”, finalizou.

Durante períodos festivos, o Hemocentro sempre realiza campanhas pedindo doação de sangue, porque a busca pelas bolsas tende a aumentar nestes períodos. Além de utilizar as redes sociais como aliada, também são feitas campanhas em órgãos públicos, faculdades, empresas privadas, entre outros, para coletar um maior número de doadores.

Tags:

Hemocentro
Mossoró
estoque
doação de sangue

voltar