Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 10h00 | 17 Jul 2018 | Redação Prefeitura investe PMM investe R$ 700 mil para ampliar esgotamento sanitário

Crédito da foto: Cedida Esgotamento sanitário avança em bairros de Mossoró

Por Amina Costa - JORNAL DE FATO

Muitos bairros de Mossoró ainda apresentam problemas com o esgotamento sanitário, uma vez que este ainda se encontra em processo de ampliação na cidade. Com a intenção de proporcionar melhor qualidade de vida para a população, a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) está realizando investimentos no sistema de esgotamento da cidade.

Na edição da última sexta-feira, 13, do Jornal Oficial do Município (JOM), foi publicada a contratação da empresa Vipetro Construções e Montagens Industriais Ltda. para a obra de ampliação do sistema de esgotamento referente às bacias 1 e 7. Essa obra beneficiará mais de 2 mil mossoroenses.

O investimento na ordem de R$ 714.993,08 contemplará os bairros Abolição III, parte do Abolição IV, Nova Betânia (bacia 1), Alto da Conceição, Lagoa do Mato e Belo Horizonte - comunidade do Carnaubal (bacia 7). O prazo para a conclusão das obras é de quatro meses, a partir da data de assinatura do contrato, que tem vigência de um ano.

Em relação ao bairro Abolição III, essa obra de ampliação é uma continuidade do que já vem sendo feito pela Prefeitura de Mossoró e Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN), que opera o sistema de esgotos da cidade. Em fevereiro deste ano, 90% do serviço de esgotamento no bairro foi concluído. Com a continuidade dessa obra, os demais moradores desse bairro e do bairro vizinho Abolição IV começarão a dispor do sistema de saneamento.

O serviço é feito de forma gradativa, conforme são liberados recursos para essa finalidade. Em março deste ano, em audiência realizada junto ao Ministério das Cidades, a prefeita Rosalba Ciarlini assegurou os recursos provenientes para a ampliação do esgotamento sanitário nas duas bacias (1 e 7).

O serviço de esgotamento sanitário evita que a água suja das casas escorra pelas calçadas, provocando odor desagradável que atrai insetos e roedores. Esgotamento sanitário possui várias vantagens, desde a melhoria da saúde das comunidades que passam a ter o serviço, como o respeito ao meio ambiente. Dessa forma, os imóveis atendidos com esgoto passam a ser mais valorizados.

Após a conclusão das obras de esgotamento sanitário, que são feitas com recursos da Prefeitura de Mossoró, as obras são entregues à Caern para operação. Em Mossoró, todo o esgoto coletado é tratado em lagoas de estabilização que existem nas Cajazeiras e no Rincão. O saneamento básico é composto por quatro pilares: esgotamento sanitário, abastecimento de água, drenagem de águas pluviais e coleta e tratamento de lixo.

Atualmente, há cinco unidades de tratamento no município: ETE Cajazeiras, ETE Vingt Rosado, ETE Lagoa das Malvinas, ETE Marechal Dutra e ETE Rincão. A ETE das Cajazeiras é a principal unidade de tratamento, recebendo o esgoto gerado nas bacias 1, 2, 3, 5, 6, 8 e 9. Essa ETE é composta por duas lagoas e trata cerca de 300 m³/h. Estão em construção mais duas lagoas.

Tags:

Prefeitura
Mossoró
saneamento
esgotamento
sanitário
obras

voltar