Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 10h15 | 17 Jul 2018 | Redação Efetivo da Guarda Civil Municipal de Mossoró é ampliado e chega a 311 agentes

Crédito da foto: Assecom/PMM Guardas civis de Mossoró em trabalho nas ruas da cidade

 

POR MARICÉLIO ALMEIDA - DO JORNAL DE FATO

A edição da última sexta-feira, 13, do Jornal Oficial de Mossoró (JOM) traz publicada a nomeação de 14 novos guardas civis municipais (GCMs) aprovados em concurso público promovido pelo Poder Executivo local em 2010. A nomeação dos aprovados foi determinada pela Justiça Estadual, a partir de sentenças proferidas na 2ª Vara da Fazenda Pública da comarca de Mossoró.

Para o secretário de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, coronel Sócrates Vieira, essa ampliação representa uma importância significativa para a Guarda Civil. “Mesmo com a quantidade satisfatória de profissionais, o Município possui um grande número de prédios públicos e logradouros e a ideia é fortalecer e cobrir esses locais”, pontua.

Ainda segundo o secretário, apesar de esses guardas já terem passado por um curso de formação em 2014, eles vão participar agora de novo um treinamento, promovido pelos inspetores e subinspetores da Guarda Civil Municipal. “Após isso, os novos agentes estarão aptos a ir às ruas”, acrescenta Sócrates Vieira.

Com a nomeação dos novos 14 guardas, o efetivo total da GCM passará para 311 agentes, desenvolvendo uma série de ações pela cidade, conforme elenca o secretário de Segurança Pública de Mossoró.

“Estamos atendendo, primeiramente, aos prédios públicos municipais, logradouros e praças públicas, além das escolas com a Ronda Preventiva Escolar, Unidades Básicas de Saúde através da Rondas Saúde e, por fim, com a parceria de outros órgãos de segurança, realizamos blitzes e campanhas educativas. Temos o apoio e a parceria de instituições como a Polícia Militar e a Civil, agentes municipais de trânsito, além da Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros”, finaliza.

 

HISTÓRICO

Não é a primeira vez que a Justiça determina a nomeação de guardas civis aprovados no certame de 2010. Candidatos que passaram pelo curso de formação ingressaram com ações e obtiveram resultado positivo.

A última convocação maciça de aprovados no certame ocorreu entre maio e junho de 2014, quando 129 candidatos foram chamados pelo Município para a realização do curso de formação, etapa obrigatória para ingresso na Guarda Civil.

Desse total, 95 participaram da capacitação e 53 foram oficialmente incorporados ao efetivo, em maio de 2015. Desde então, parte dos candidatos que não foi nomeada iniciou uma batalha judicial para garantir o direito de ingresso no serviço público.

Tags:

Guarda civil
Mossoró
convocação
nomeação
agentes
segurança
RN

voltar