Quinta-Feira, 25 de abril de 2024

Postado às 11h00 | 26 Jul 2018 | Redação Casos notificados de arboviroses aumentaram na cidade em relação a 2017

Crédito da foto: Reprodução Mosquito aedes aegypti continua sendo uma ameaça em Mossoró

POR AMINA COSTA - JORNAL DE FATO

Uma preocupação constante dos mossoroenses é em relação à proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite várias arboviroses, entre elas a dengue, zika e chikungunya. Números informados pela Secretaria Municipal de Saúde demonstram que os números de casos notificados das doenças provocadas pelo mosquito aumentaram, em relação ao ano de 2017.

Enquanto que em 2017 foram notificados 1.367 casos de dengue durante o ano inteiro, nos primeiros sete meses de 2018, a Secretaria de Saúde notificou 1.383 casos da doença. Destes, apenas 397 casos foram confirmados, enquanto que em 2017, a confirmação ocorreu em 1.143 casos de dengue.

Em relação aos casos de chikungunya, em 2017 foram notificados 698 casos da doença durante todos os meses do ano. Desses casos, 502 foram confirmados. Desde o mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde notificou 714 casos e, até o momento, 13 foram confirmados. Os casos notificados de zika também aumentaram, passando de 14 em 2017 para 20 em 2018. No entanto, não houve confirmação dos casos da doença em nenhum dos anos.

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de notificações foi maior neste ano, mas os casos confirmados tiveram uma significativa redução. “As notificações neste ano foram maiores mesmo, mas os casos confirmados estão em baixa. Isso significa que o paciente chega na UBS com os sintomas que podem ser os das arboviroses, o agente de saúde notifica, mas ao fazer os exames, percebe-se que não é nenhuma dessas doenças”, explicou a assessoria de imprensa da Secretaria.

Alerta ainda que o combate às arboviroses deve ser feito através da união de todos os segmentos da sociedade. “É preciso que todos os segmentos se juntem e combatam as arboviroses”, disse a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde.

É justamente na tentativa de combater o mosquito Aedes aegypti que a Secretaria Municipal está realizando várias ações de mobilização nos bairros de Mossoró. Nesta semana, os agentes de endemias estão visitando as casas do bairro Paredões e eliminando possíveis focos do mosquito e orientando os moradores sobre a importância de combater a proliferação do mosquito transmissor de doenças.

O trabalho está acontecendo junto à comunidade com palestras e orientações nas escolas Colégio Evangélico Leôncio José de Santana, Escola Estadual Cunha da Mota, Escola Estadual Dix-sept Rosado e Instituto Pequeno Príncipe. Nesta sexta-feira (27), os agentes de endemias vão realizar um pit stop educativo no cruzamento das ruas Marechal Deodoro e Prudente de Morais, próximo à Cobal, das 7h30 às 9h. No local do pit stop, estarão faixas, panfletos e carros de som para ajudar na conscientização da comunidade.

Tags:

Mossoró
arboviroses
aedes aegypti
endemias
agentes

voltar