Sábado, 20 de abril de 2024

Postado às 09h00 | 27 Jul 2018 | Redação Ipem fiscaliza radares e lombadas eletrônicas no município

Crédito da foto: Marcos Garcia/Arquivo/De Faro Os radares eletrônicos são importantes para a manutenção da velocidade das vias

Amina Costa/Da Redação

Os radares e lombadas eletrônicas que são instalados em estradas e dentro das cidades têm a finalidade de controlar o trânsito e fazer que os condutores de veículos respeitem a velocidade das vias onde trafegam. No entanto, é importante que esses equipamentos estejam regulados para que não funcionem de forma irregular, prejudicando os condutores.

Com a intenção de assegurar que os radares e lombadas eletrônicas de Mossoró estão funcionando de acordo com as leis de trânsito, o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM-RN) está promovendo nesta semana fiscalização em lombadas eletrônicas e radares nos municípios de Mossoró e Natal.

O coordenador geral do Procon Estadual, Cyrus Benavides, confirmou a realização da fiscalização e informou que o objetivo da ação é constatar a precisão correta de velocidade registrada pelos aparelhos. "Natal e Mossoró estão com fiscais nas ruas", afirmou o coordenador-geral.

Benavides informou que na capital potiguar já teve radar reprovado e interditado pelo órgão nas avenidas Jaguarari, Bernardo Vieira, Ponte Newton Navarro, Ayrton Sena e Mário Negócio. “A importância dessa fiscalização é evitar multas pelos órgãos de trânsito aos consumidores, com base em verificação de velocidade fora da conformidade”, concluiu.

A existência dos radares e lombadas eletrônicas pode incomodar muitos condutores, mas são fundamentais para a organização do trânsito, principalmente ao evitar imprudências cometidas pelos motoristas. O petroleiro Walter Dantas comentou que os motoristas mossoroenses são muito imprudentes, uma vez que não costumam respeitar faixas de pedestres nem sinalização eletrônica.

“A gente sabe que muitos radares são colocados com o intuito de arrecadar, como exemplo os radares móveis, que ficam em BRs. Em relação a esses, eu não concordo. Mas, em relação aos fixos, eles são importantes porque o brasileiro é mal-educado no trânsito. Muita gente só respeita porque tem radar e, muitas vezes, nem com os radares eles respeitam”, relatou.

Walter Dantas citou como exemplo um radar eletrônico que fica localizado na Avenida Presidente Dutra, uma das ruas mais movimentadas de Mossoró, onde os motoristas cometem imprudências, mesmo com a existência dos radares. “Um exemplo é o radar que fica no Alto de São Manoel próximo ao supermercado Rebouças. Se não existisse aquele radar, os motoristas nunca dariam preferência aos pedestres. Sem contar que, mesmo com o radar, os motoristas dão um jeito de passar, mesmo que seja pelo acostamento”, relatou.

O petroleiro falou ainda sobre o lado ruim de ter tantos radares espalhados pela cidade, diante do cenário de violência que Mossoró vive. Ele falou ainda que poderia ser adotado no município um sistema que já existe em capitais do país, onde alguns radares são desligados após as 23h, para garantir a segurança da população.

“Poderia ser adotada em Mossoró, como já é adotada em algumas capitais, a opção de desligar os radares em vias que apresentam perigo de assalto. Porque, muitas vezes, os motoristas precisam parar nos semáforos que têm radar, mesmo correndo o risco de perder o veículo ou até mesmo perder a vida em um assalto”, disse Walter Dantas.

 

Condutores reclamam de localização de alguns radares de Mossoró

Todo radar eletrônico fixo, seja em BRs ou dentro da cidade, precisa ter identificação prévia, para alertar o motorista para o controle de velocidade da via. No entanto, em algumas situações, a sinalização acaba sendo prejudicada pela ação do tempo, de empecilhos na via ou até mesmo do vandalismo de pessoas.

Em Mossoró, alguns radares são de difícil identificação, pois ficam em locais de pouca visibilidade, principalmente os que ficam atrás de árvores e postes. O petroleiro Walter Dantas citou o exemplo de um radar que fica localizado na Avenida João da Escóssia que foi coberto por árvores.

“Tem um radar que fica na João da Escóssia que quando ele foi instalado, dava para ver a sinalização e o radar normalmente. Mas, uma árvore que fica ao lado do radar cresceu muito e acabou cobrindo ele. Sem contar que a placa de sinalização está só em um lado da via, dificultando a visibilidade, principalmente de pessoas que não são da cidade e não conhecem o trânsito daqui”, disse.

Tags:

Ipem
radares
lombadas eletrônicas
Mossoró
fiscalização

voltar