Sábado, 20 de abril de 2024

Postado às 10h00 | 31 Jul 2018 | Redação Mesmo com telefones cortados, Hemocentro retoma frequência de doações

Crédito da foto: Marcos Garcia/JORNAL DE FATO Para manter estoque no nível adequado, é necessária uma média de 40 doações por dia

Amina Costa – JORNAL DE FATO

Passado o período de festas em Mossoró, o Hemocentro começa a recuperar o número adequado de doações diárias para a manutenção do estoque de sangue. De acordo com a assistência social do Hemocentro, é necessário que sejam feitas em torno de 40 doações diárias para que se tenha um estoque de sangue aceitável, sem risco de falta de bolsas.

A assistente social Wandcélia Oliveira explica que os estoques estiveram baixos no mês de junho devido a uma série de fatores, como as festas juninas, a copa do mundo e a campanha de vacinação que ocorreu no mês de maio. Os doadores que são vacinados contra a gripe precisam passar dois dias sem doar sangue.

“No mês de junho, as doações são menores porque as pessoas estão em ritmo festivo. Neste ano teve a copa do mundo e campanha de vacinação contra a gripe. Tudo isso provocou a redução no estoque de sangue do Hemocentro. Mas, neste mês de junho, as doações começaram a ser normalizadas e estamos conseguindo manter nossos estoques dentro do normal”, disse a assistente social.

Wandcélia Oliveira contou ainda que são poucos os doadores de sangue que são reprovados na triagem que é feita antes do ato da doação. Ela explica que isso ocorre porque os doadores fixos já sabem todos os critérios para a doação de sangue, e que isso facilita na hora da triagem. “Os doadores sabem que precisam estar bem alimentados, ter dormido bem e estar saudável para fazer a doação”, disse.

O sangue que é doado ao Hemocentro de Mossoró é utilizado em pacientes que estão internados nos hospitais Tarcísio Maia, Wilson Rosado, Maternidade Almeida Castro e Liga de Estudos e Combate ao Câncer. A importância de manter o estoque com boa quantidade se dá justamente devido à grande demanda que o Hemocentro tem.

Muitas pessoas só reconhecem a importância da doação de sangue quando estão em situação de risco e precisam das bolsas que são disponibilizadas pelo Hemocentro. Esse é o caso da dona de casa Rosa Menezes, que recentemente fez uma cirurgia e precisou fazer uma campanha de doação de sangue para poder realizar o procedimento.

“Há 20 dias, eu fiz um procedimento de retirada do útero, devido um câncer que foi identificado. Mas, para fazer a cirurgia, tive de mobilizar sete pessoas para que elas doassem sangue em meu nome. Na época da minha cirurgia, a situação do Hemocentro estava bem crítica. Só a partir daí, eu percebi o quanto é importante estar doando sangue. Meu marido, que doou a primeira vez para a minha cirurgia, disse que vai continuar doando, porque assim como eu precisei, muitas pessoas precisam também”, disse a dona de casa.

 

Com telefones cortados, funcionários do Hemocentro disponibilizam número para contato

Os telefones de muitas repartições da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Rio Grande dos Norte (SESAP) estão cortados há quase um ano, fato que vem prejudicando os serviços dos locais. Esse é o caso do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), Hemocentro de Mossoró, Hospital Rafael Fernandes, entre outros.

A reportagem do DE FATO entrou em contato com o Hemocentro de Mossoró e obteve a confirmação da informação de que os telefones do local não estão funcionando devido à falta de pagamento. Para diminuir os transtornos, o Hemocentro começou a disponibilizar um telefone celular para que as pessoas possam entrar em contato com a unidade e adquirir informações.

“Nós disponibilizamos um celular, cujo número é 98888-7123, para que as pessoas possam entrar em contato com a gente. Apesar de ser um número de celular, ele fica aqui no Hemocentro, na sala da assistência social. Nós também disponibilizamos os nossos contatos pessoais, já que várias pessoas nos conhecem e entram em contato conosco, principalmente moradores de outras cidades”, disse a assistente social Wandcélia Oliveira.

A assistente social disse ainda que conta com a ajuda das redes sociais, principalmente do Facebook e Instagram. “Temos a ajuda das redes sociais, nas quais divulgamos nossas ações e as pessoas interagem. Inclusive, começamos a divulgar nosso telefone celular nas redes sociais para que esse número alcance um número maior de pessoas”, disse.

A reportagem entrou em contato com a Sesap para saber se existe previsão de normalização do serviço telefônico das repartições. Por nota, a secretaria informou que a previsão é de que o serviço seja normalizado até o final da próxima semana.

 “A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) informa que o processo para a formalização de novo contrato com uma empresa de telefonia já está em sua fase final, tendo passado por todos os trâmites necessários para sua conclusão. A expectativa é que até o final da próxima semana as linhas telefônicas sejam restabelecidas”, informou a nota.

Tags:

Hemocentro
doação
sangue
telefones
saúde

voltar