Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 10h45 | 31 Jul 2018 | Redação Neurocirurgião mossoroense, destaque no Fantástico, fala sobre a sua missão

Crédito da foto: Cedida Médico Iogo Henrique com o pequeno Rian Santos

Maricelio Almeida - JORNAL DE FATO

contato@maricelioalmeida

Egresso do curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o neurocirurgião mossoroense Iogo Henrique de Oliveira Araújo ganhou notoriedade em todo o Brasil no último domingo, 29, quando o programa Fantástico, exibido pela Rede Globo de Televisão, destacou a história de sobrevivência do pequeno Rian Santos Silva, 8 anos. A criança teve o cérebro perfurado por um espeto de churrasco em Santa Luzia (BA), no dia 23 de julho.

Os médicos Iogo Henrique e Jean Cleaud Bomfim foram os responsáveis pela cirurgia de alta complexidade realizada no menino. O procedimento durou cerca de três horas. Em conversa com o JORNAL DE FATO por telefone, o especialista mossoroense revelou que o fato de a criança ter sobrevivido ao grave acidente e estar se recuperando bem vai além de qualquer explicação médica. “Algo que chama bastante atenção devido à gravidade foi a criança ter ficado bem. Não é só medicina. Tem algo a mais”, disse.

Questionado sobre a repercussão que o caso ganhou, Iogo respondeu que assimila o fato com naturalidade. “É o reconhecimento do trabalho da gente. Foi sim uma cirurgia bem complexa, mas a criança está bem, inclusive com previsão de alta para esta terça-feira, 31, ou no máximo quarta, 1°”, complementou o neurocirurgião.

Iogo Henrique está atuando na Bahia há quatro meses. Antes, passou pelo Rio de Janeiro, onde foi neurocirurgião residente no Hospital Municipal Salgado Filho. “Saí de Mossoró para fazer especialização no Rio de Janeiro e depois surgiu a oportunidade de vir para a Bahia. Dificuldades sempre existem, mas a gente vai tentando contornar”, afirmou o médico, acrescentando que o desejo de voltar para casa existe. “A gente sempre pensa (em voltar), é a terra da gente, temos família aí, mas tudo depende das oportunidades”, revelou.

 

SOBRE O CASO

O pequeno Rian Santos Silva teve o cérebro perfurado por um espeto de churrasco quando voltava para casa no domingo, 22. Segundo relato da própria criança, ele pisou em um meio-fio, caiu e o espeto perfurou a cavidade do seu olho direito. Com o acidente, 12,5 cm do espeto entraram no crânio do garoto, e outros 26 cm ficaram do lado de fora.

Por 1 mm, o espeto não atingiu o nervo ótico de Rian, passando muito próximo da carótida, artéria que leva sangue para o cérebro. O objeto alcançou o tronco encefálico, região que comanda funções vitais, como batimentos do coração e respiração, mas não houve complicações. “Nessa região, há áreas milimétricas que permitem a manipulação sem comprometer funções”, explicou o neurocirurgião Iogo Henrique.

A cirurgia foi realizada no Hospital Calixto Midlej Filho, no município de Itabuna. A criança se recupera no Hospital Manoel Novaes, para onde foi transferido após o procedimento.

Tags:

Iogo Henrique
neurocirurgião
Rian Santos
Bahia
Uern
Fantástico
mossooense

voltar