Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 10h00 | 31 Ago 2018 | Redação ‘Seja Digital’ distribuirá prêmios para população; regulamento prevê cinco sorteios

Crédito da foto: Marcos Garcia Gerente regional da Seja Digital, Marcello Espírito Santo, em visita ao JORNAL DE FATO

Maricelio Almeida/Da Redação

A Seja Digital, instituição não governamental e sem fins lucrativos e responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil, prepara a realização da promoção “Instalação Premiada” em Mossoró. A informação foi confirmada pelo gerente regional da entidade, Marcello Espírito Santo, em visita à redação do JORNAL DE FATO na tarde desta quinta-feira, 30.

“Nós estamos no aguardo da confirmação. O beneficiário instala o kit digital, gera-se um código, e aí deve-se fazer o cadastro, por meio do 147, para participação do sorteio”, explicou Marcello Santo, enfatizando que não houve ainda qualquer autorização para início da “Instalação Premiada” na cidade.

A reportagem localizou no site da Seja Digital o regulamento da promoção, no qual constam informações como datas dos sorteios (3 de outubro, 7 e 21 de novembro 5 de dezembro), além dos valores que deverão ser distribuídos: R$ 2 mil em cartão pré-pago para cada sorteio, totalizando R$ 10 mil. Todos os detalhes da promoção serão divulgados após autorização nacional.

Ainda segundo Marcello Santo, os agendamentos para retiradas dos kits digitais em Mossoró estão superando as expectativas. “Iniciamos esse processo há cerca de duas semanas e temos tido um retorno muito bom da população, já ultrapassamos a faixa de 30% do total de beneficiários com o agendamento realizado. É surpreendente o volume de pessoas que já procurou a Seja Digital”, comentou.

O gerente explica que há três formas de agendamento, sempre fornecendo o Número de Identificação Social (NIS): através do número 147, do site www.sejadigital.com.br/kit e ainda por meio dos Centros de Referência em Assistência Social (CRASs) do município. “Nosso foco é na base da pirâmide, classe C 2, D, e E, e todos os beneficiários de algum programa social. Esse público tem direito a receber o kit gratuitamente, através da Seja Digital”, complementa Marcello.

Em Mossoró, mais de 35 mil pessoas podem receber os kits, compostos por antena digital, conversor e controle remoto. “Já começamos a distribuição há uns 10 dias. São quatro pontos de retirada, que são informados no momento do agendamento. Não precisa ficar na fila; a orientação é chegar 10 minutos antes do horário agendado. No local, é promovido um pequeno curso, com instrução de como realizar a instalação, que é muito simples. A maioria das pessoas consegue instalar sem dificuldade”, pontuou o gerente.

APAGÃO ANALÓGICO

O sinal analógico será desligado em Mossoró no dia 5 de dezembro deste ano. A partir dessa data, só será possível assistir TV com sinal digital. “Quem tem TV por assinatura, TV por satélite ou parabólica, já é digital. Quem precisa se adaptar são pessoas que usam o sinal aberto de televisão, sinal gratuito. Se elas possuem uma TV de tubo, aquela mais antiga, e usa sinal aberto, vai precisar de antena e conversor digital. Se ela tiver um TV mais moderna, de 2010 para cá, as chamadas telas planas, vai precisar só da antena”, detalhou Marcello Santo.

Além da melhoria da imagem e do som, o sinal digital também permite que a conexão 4G seja ampliada, como explica o gerente regional da Seja Digital. “Hoje, o sinal analógico está na mesma frequência do 4G. então, para essa faixa funcionar perfeitamente, é preciso que se desligue o sinal analógico, aí se consegue melhorar a amplitude do 4G.”

Por fim, Marcello ressalta ações que são promovidas pela Seja Digital em paralelo à entrega dos kits. “Nós nos propomos a deixar um legado para o Município, então lançamos a Gincana Comunidade Digital, convocamos associações de bairros, igrejas, cooperativas, grupos de mulheres, entes sociais interessados em nos ajudar em suas comunidades, fazendo o agendamento, a instalação dos kits nos domicílios das pessoas que mais precisam, que possuem alguma limitação física ou técnica. Quem fizer mais agendamentos e instalações, receberá uma contrapartida da Seja Digital, através de materiais ou serviços, como uma reforma na sede da entidade, um computador, entre outros”, concluiu.

Tags:

Seja Digital
prêmios
população
regulamento
sorteios
kit tv digital

voltar