Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 08h15 | 03 Set 2018 | Redação Que Mossoró você quer para o futuro? Pesquisa aponta principais demandas da população

Crédito da foto: Marcos Garcia/Arquivo Mossoroenses esperam mais segurança, saúde, emprego e renda

Maricelio Almeida/Da Redação

Qual a Mossoró que você quer para o futuro? Quais são os principais desejos da população? E como esses anseios podem ser supridos pelo Poder Executivo? Pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Planejamento para subsidiar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) de 2019 aponta que os mossoroenses, em sua grande maioria, querem mais segurança, saúde e emprego e renda.

O levantamento foi aplicado entre junho e julho deste ano em oito regiões do município, ouvindo cerca de 200 pessoas. “Montamos os questionários, levamos nossa equipe aos bairros e aí a população respondia quais eram os seus anseios e perspectivas para o próximo ano. Nossas peças fiscais são elaboradas com base na participação popular. Essa metodologia foi iniciada no passado e, desde então, estamos continuamente e ordinariamente promovendo e executando ações dessa natureza”, explicou ao JORNAL DE FATO o secretário municipal de Planejamento, Aldo Fernandes.

No Grande Alto de São Manoel, por exemplo, 34% das pessoas ouvidas pela pesquisa pediram mais investimento em esporte e lazer. Saúde e creches foram mencionadas por 33% dos entrevistados. “Quando trazemos isso para a prática, vemos que nessa região o Município está não só atento, mas realizando os investimentos demandados. Temos como exemplo a reforma da Praça Maria Auxiliadora, no Ulrich Graff, permitindo a realização de atividades físicas no local”, destacou Aldo Fernandes.

Já na região dos Abolições, a população deseja mais desenvolvimento industrial e comercial, emprego e renda. “A questão do trabalho é uma necessidade urgente e foi mencionada por moradores do Vingt Rosado, Barrocas, além dos Abolições e Grande Alto de São Manoel. A sociedade diz o que quer e o Município apresenta o que já está fazendo, em sincronia com esses desejos. Se compararmos com as atividades que o Desenvolvimento Econômico e o Desenvolvimento Social vêm desempenhando, vemos que há uma preocupação grande no que tange à oportunidade de novos empregos para os jovens”, afirmou o secretário de Planejamento, citando projetos como o Geração de Oportunidades, IDJovem, entre outros.

Saúde, segurança e ampliação do número de creches foram as demandas mais urgentes apresentadas pelos moradores do Nova Mossoró. No Aeroporto II, a população quer investimento em políticas públicas de apoio à juventude. “Essa é uma das regiões mais afetadas com índices de criminalidade, e quando se investe em desenvolvimento, em educação, políticas públicas voltadas para os jovens, há uma tendência de se deixar a ilicitude e participar ativamente da sociedade. É isso o que o Município vem fazendo. Para a maioria das demandas, já há uma resposta do Poder Executivo”, acrescentou Aldo Fernandes.

 

Investimentos em saúde já superam o percentual constitucional

Ainda conforme o secretário municipal de Planejamento, Mossoró já superou o percentual mínimo para investimentos em saúde previsto na Constituição Federal (CF). A Carta Magna determina que os Municípios não podem direcionar menos do que 15% do seu orçamento para a saúde. Até o último bimestre, Mossoró já havia investido 23%.

“Esses números nos trazem alegria. Hoje, a cada quatro Municípios brasileiros, três não têm dinheiro sequer para pagar sua folha de pagamento. O que podemos constatar é uma sincronia das peças fiscais aqui da cidade com a prática, com o desenvolvimento do bem comum para a sociedade”, pontuou Aldo Fernandes, complementando que na educação, os investimentos alcançam 21,68%, com a prospecção de superar os 30% exigidos pela legislação (25% da Constituição Federal e mais 5% da lei Niná Rebouças).

“Tudo isso que vem acontecendo agora, através do Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), tem como base o plano de governo da prefeita Rosalba, um documento elaborado, discutido e posto em prática conforme os anseios da população, o que mostra o compromisso da gestão. Já passamos de 50% do plano de governo já executado”, concluiu Aldo Fernandes.

Tags:

Mossoró
futuro
pesquisa
Secretaria de Planejamento
população

voltar