Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 14h30 | 12 Set 2018 | Da Redação Abatedouro de Mossoró renova licença e processa 224 suínos e 826 bovinos por mês

Crédito da foto: PMM Antes da retomada das fiscalizações, o abatedouro trabalhava apenas com bovinos e suínos

Desde o ano passado, quando foram retomados os serviços do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o Abatedouro Frigorífico Industrial de Mossoró (AFIM) passou a realizar o trabalho de abate de caprinos. O Selo foi renovado na semana passada, após nova inspeção realizada pelas equipes que são vinculadas à Secretaria Municipal de Agricultura.

Antes da retomada das fiscalizações, o abatedouro trabalhava apenas com bovinos e suínos. Nesse um ano, a demanda de caprinos superou as outras duas, chegando de 40 a 1.603 animais abatidos por mês.

A diretora gerente do Afim, Nayara Benigno, explicou que o abatedouro se adequou às normas exigidas pelo SIM, baseando-se no zelo pela limpeza e na capacitação da equipe, para que o serviço com caprinos fosse realizado. “Temos uma estrutura aérea dentro das normas exigidas. Na semana passada a equipe responsável esteve aqui e o selo de inspeção foi renovado. Temos todo um cuidado com a limpeza e manuseio dos animais”, destacou.

Mensalmente o Afim abate, além dos caprinos, uma média de 224 suínos e 826 bovinos. “Desde que o Selo passou a valer, que a fiscalização foi iniciada nos abatedouros clandestinos, a demanda aumentou. A fiscalização está mais rigorosa inclusive nos supermercados”, continuou.

Ednaide Menezes, veterinária do Serviço de Inspeção Municipal, explicou que a inspeção é feita anualmente, pois o Selo tem validade de um ano. Em julho foi feita a inspeção inicial e detectamos que eram necessárias algumas adequações e o prazo era até o início de setembro. Estivemos lá na semana passada e pudemos constatar que todas as normas foram adaptadas”, disse.

Segundo ela, a renovação do Selo é uma conquista para o Abatedouro de Mossoró. “O Abatedouro está licenciado para o abate de bovinos, suínos e caprinos. Isso significa segurança alimentar para a população. Os animais tem quer sido vacinados e passam pelo cuidadoso processo de higienização, assim os alimentos chegam seguros à mesa dos mossoroenses”, concluiu.

Fonte: PMM.

Tags:

Abatedouro
AFIM
Licença

voltar