Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 09h00 | 14 Set 2018 | Redação Abrigo Amantino Câmara pede doação de itens alimentícios e de limpeza

Crédito da foto: Marcos Garcia/Arquivo O Amantino Câmara abriga e dá assistência a 70 idosos

Nesta quinta-feira, 13, o Abrigo Amantino Câmara publicou nas suas redes sociais um pedido de doação de alguns alimentos que são específicos da dieta dos idosos que moram no local, bem como de materiais utilizados na limpeza do abrigo. Entre os itens solicitados, estão soja e leite zero lactose, água sanitária e alho.

O Amantino Câmara recebe constantes doações de alimentos e de itens de higiene pessoal, mas sempre é necessário pedir alimentos específicos para os idosos. Isso acontece porque alguns idosos não podem comer alimentos comuns, como feijão, arroz ou cuscuz, porque, muitas vezes, estão com a idade avançada e não têm mais condições de mastigar.

É justamente nesses pedidos específicos que as redes sociais são fundamentais para o abrigo. Na rede social Instagram, o Amantino Câmara conta quase três mil seguidores. Esse alcance é bem maior, já que os pedidos de doação são sempre compartilhados e visualizados por outras pessoas. As publicações não são apenas em relação às necessidades do abrigo, mas também do trabalho que é desenvolvido no local.

A assistente social do local, Rita Lúcia, contou à reportagem que a doação da população é de suma importância para a manutenção do abrigo, já que as despesas são altas e os valores que são arrecadados dos idosos (70% da aposentadoria) não são suficientes para cobrir com todos os custos.

“Nós temos o valor dos idosos, mas temos 35 funcionários, entre técnicos de enfermagem, auxiliar de serviços gerais, cuidadores, entre outros, que são pagos com recursos do abrigo”, disse Rita Lúcia, falando ainda que a parte técnica dos funcionários, que envolve médicos, psiquiatras, assistente sociais e enfermeiros, é cedida pelo Município.

Atualmente, o local abriga 30 homens e 40 mulheres que têm atendimento médico, todo o cuidado dos funcionários e voluntários que vão até o local para ajudar. O Amantino Câmara recebe todo tipo de ajuda, como alimentos, itens de limpeza e higiene, doações em dinheiro e até mesmo de itens que são vendidos no bazar.

Ajudar o Amantino Câmara é uma ação que o comerciário Bira Queiroz já faz há bastante tempo. Ele chegou a realizar ações junto com amigos, em que cada um se responsabilizava em “adotar” um idoso. Nessa ação, cada pessoa disponibilizava companhia, presentes e atenção ao idoso ao qual era responsável.

“Muitas pessoas fazem suas doações, mas não vão até lá ficar um tempo com os idosos. Às vezes, o que essas pessoas que moram no abrigo querem é um pouco de carinho e atenção. Muitos deles são abandonados pela família e não têm ninguém por eles. Por isso, pensei em além de fazer doação ao abrigo, junto com os meus amigos, para que a gente passe um tempo no local, ouvindo as histórias dos idosos e fazendo companhia a eles”, comentou o comerciário.

Tags:

Amantino Câmara
doação
itens alimentícios
limpeza
abrigo

voltar