Terça-Feira, 23 de abril de 2024

Postado às 10h15 | 15 Set 2018 | Redação Servidores do Detran encerram greve e serviços serão normalizados na segunda

Crédito da foto: Arquivo/Marcos Garcia O Governo se comprometeu a pagar o reajuste retroativo até o final do ano

Amina Costa/Da Redação

A greve dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-RN), iniciada na última quarta-feira, 12, foi encerrada nesta sexta-feira, 14, após assembleia em que a categoria avaliou a nova proposta da direção do órgão. A direção do Detran se comprometeu a pagar integralmente o valor das gratificações vencidas neste mês de setembro, bem como de quitar o reajuste dos servidores até o final do ano.

O representante do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta do RN (SINAI-RN), Alexandre Guedes, explicou que, além do pagamento das gratificações, o Governo também se comprometeu a pagar 75% do retroativo nos meses de outubro, novembro e dezembro (sendo 25% a cada mês). Os outros 25% serão pagos mediante ao excesso de arrecadação do Detran.

“A cada mês, o Detran faz o levantamento do valor arrecadado. Tendo excesso de arrecadação, o órgão vai pagando os outros 25% restantes do reajuste salarial. Na prática, os servidores poderão receber os 25% restantes antes mesmo do mês de janeiro. Outra conquista foi a formação de uma comissão de servidores que ficará responsável por averiguar os valores e os excessos de arrecadação do Detran”, explicou o servidor.

Alexandre Guedes disse ainda que a greve foi suspensa, mas o estado de greve está mantido, uma vez que no dia 1° de outubro será realizada uma nova assembleia com os servidores para analisar o cumprimento das propostas. “Como existem compromissos de pagamentos para o mês de setembro, decidimos realizar uma nova assembleia no dia 1° de outubro para analisar como as propostas estão sendo cumpridas. O estado de greve está mantido porque, ocorrendo qualquer descumprimento, a paralisação é retomada”, disse o sindicalista.

O servidor do Detran disse ainda que os aposentados são beneficiários com o pagamento do retroativo, além disso, existem processos empenhados que não foram pagos (férias, licença premium), que serão pagos com o excesso de arrecadação do órgão. Alexandre comenta que todos os meses, o Detran vem tendo excesso de arrecadação devido à alta procura dos serviços e do aumento das taxas.

Outro ponto importante que os servidores conseguiram foi a formação de uma comissão que será responsável por averiguar as necessidades do Detran, para a realização do concurso público. Alexandre Guedes explicou que o Governo não estipulou data para a realização do certamente, mas o fato de ter aprovado a comissão já é um passo importante. “Nós lutamos contra a terceirização e pela valorização do trabalhador. Nós sabemos da necessidade do órgão e pedimos a realização de um concurso público para que as vagas sejam ocupadas por servidores concursados”, disse o servidor.

Tags:

servidores
Detran
greve
paralisação
encerramento
normalizados

voltar