Sábado, 20 de abril de 2024

Postado às 10h15 | 25 Set 2018 | Redação Cosern realiza ação educativa para prevenir acidentes em rede elétrica em lojas de materiais elétricos

Crédito da foto: Divulgação/Cosern Cosern está afixando 14 mil tags e 30 mil adesivos com dicas de segurança

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) realiza nesta terça-feira, 25, uma ação de prevenção de acidentes com a rede elétrica na construção civil em uma loja de venda de ferragens e materiais elétricos em Mossoró. A iniciativa é mais uma ação da campanha “Vamos dar um Basta” (www.vamosdarumbasta.com.br), lançada em outubro de 2017 pelo Grupo Neoenergia para difundir conceitos de uso seguro de energia elétrica.

Desde as 9 horas, a Cosern está afixando 14.000 tags e 30.000 adesivos com dicas de segurança para prevenção de acidentes com a rede elétrica em caixas de antena, vergalhões, lajes, sacos e latas de tinta em uma loja do gênero na cidade.

Segundo a empresa, esses materiais são ferramentas fundamentais para o trabalho de mestres de obras, pedreiros, pintores, soldadores, montadores, serventes e outros profissionais da área de construção civil.

De acordo a Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), a construção civil é atividade na qual mais acontecem acidentes envolvendo a rede elétrica no Brasil – na maioria dos casos, por falta de cuidados básicos tais como manter distância segura da rede, redobrar a atenção com barras de ferro, sarrafo e outros tipos de matérias metálicos (confira dicas abaixo).

Depois da construção civil, os furtos de energia (o popular “gato”), seguido da instalação inapropriada de antenas de TV, são as maiores causas de acidentes com a rede elétrica no Brasil.

Para prevenir essas ocorrências, a Cosern mantém um programa educativo permanente de divulgação de dicas de segurança nas contas de luz, palestras educativas em escolas e canteiros de obras e distribuição de cartilhas e folhetos explicativos com dicas de prevenção de acidentes nos principais eventos culturais do estado.

Esta segunda etapa ainda contempla lojas de Ceará Mirim, Goianinha, Brejinho, Santo Antônio, Nova Cruz, Currais Novos, Assú, Apodi e Pau dos Ferros.

Foto: Divulgação

A Cosern detalhou as cidades que vão receber a ação até a próxima segunda-feira

Dicas de segurança com rede elétrica na construção civil:

· Há hora de fazer uma obra, mantenha uma distância segura (no mínimo 2,5 metros) que fique longe do fio do poste.

· Redobre a atenção ao usar barras de ferro, sarrafo e outros tipos de materiais metálicos.

· Evite o contato ou proximidade com os fios, pois eles podem colocar em risco a sua vida.

· Não tente afastar a rede elétrica com nenhum tipo de material. Há risco de choque elétrico e poder ser fatal.

· Cuidado com andaimes ou outras estruturas próximas à rede elétrica. A estrutura conduz energia e o choque pode ser fatal.

· Em caso de fio caído, mantenha distância e ligue imediatamente para o 116 da Cosern

· Acesse www.vamosdarumbasta.com.br para conferir mais dicas de segurança.

Tags:

Cosern
acidentes
prevenção
rede elétrica
materiais elétricos
lojas
ação educativa

voltar