Sexta-Feira, 29 de março de 2024

Postado às 08h45 | 09 Out 2018 | Redação Outubro Rosa: mulheres terão acesso gratuito a mais de 200 mamografias

Crédito da foto: Divulgação Unidade móvel do grupo Reviver ficará estacionada na Câmara de Mossoró

Maricelio Almeida/Da Redação

Entre os dias 15 e 17 deste mês, o grupo Reviver de Natal, em parceria com a Câmara Municipal de Mossoró, realizará cerca de 210 exames de mamografia gratuitos. A ação acontece das 8h às 17h na unidade móvel do Reviver, que ficará estacionada em frente à sede do Poder Legislativo local (Palácio Rodolfo Fernandes, Rua Idalino de Oliveira, s/n, Centro).

Em conversa com o JORNAL DE FATO, a associada fundadora do grupo Reviver, Izaísa Mota Cavalcanti, destacou a importância da parceria firmada com a Câmara Municipal. “Nós sempre tivemos muita vontade de promover ações no interior, e neste ano estamos conseguindo ir além de Natal. Havia vários pedidos para irmos a Mossoró, foi quando nos encontramos com a presidente da Câmara e ela reforçou que a população da cidade precisava dessa iniciativa”, afirmou.

O público-alvo da ação é formado por mulheres acima de 40 anos. Segundo Idaísa Mota, pessoas com menos de 50 anos precisam apresentar cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), Identidade e requisição médica. Para aquelas entre 50 e 69 anos de idade, são necessários apenas cartão SUS e Identidade, critérios esses definidos em portaria do Ministério da Saúde. “Fechamos esse convênio para atender as mulheres que não têm acesso à rede pública. A mamografia é o exame mais preciso para diagnosticar qualquer tipo de tumor, de nódulos”, acrescentou.

Os exames são feitos por demanda espontânea, com distribuição de fichas a cada manhã antes do início do atendimento. As pacientes eventualmente detectadas como portadoras de nódulos, cistos e tumores da mama serão, de imediato, encaminhadas para atendimento médico especializado.

 

Tecnologia a favor da saúde

A unidade móvel do grupo Reviver, denominada Savana Galvão, é equipada com um mamógrafo digital para que os laudos médicos sejam recebidos on-line, com emissão de pareceres e devolução às pacientes no mesmo dia. O grupo Reviver foi fundado por voluntários em 2012, em Natal, e começa a se expandir para o interior do estado. Desde 2015, realiza mutirões de mamografia. “Esperamos também poder voltar mais vezes a Mossoró. Existe uma demanda reprimida na cidade. Queremos voltar e ficar mais tempo”, destacou Idaísa Mota.

A presidente da Câmara Municipal, Izabel Montenegro, diz que a iniciativa é mais uma contribuição do Legislativo contra o câncer. “A mamografia é o exame mais completo para a detecção do câncer de mama, e o diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura. Agradecemos ao Reviver pela parceria”, comentou.

 

NÚMEROS

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, e responde por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. A recomendação no Brasil, atualizada em 2015, é que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos.

Para o ano de 2018, a previsão é de que sejam diagnosticados mais de 800 novos casos de câncer de mama no Rio Grande do Norte. “É um número muito elevado, que continua crescendo, mas a mortandade está diminuindo. O câncer de mama, quando diagnosticado no início, tem 95% de chance de cura”, concluiu a associada fundadora do grupo Reviver.

Tags:

Outubro Rosa
Mossoró
mamografias
acesso gratuito
Grupo Reviver

voltar