Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 12h15 | 15 Out 2018 | Redação Mamografias começam a ser ofertadas em frente à Câmara Municipal

Crédito da foto: Divulgação Exames grátis são feitos na unidade móvel do Grupo Reviver

Setenta mulheres foram contempladas no primeiro dia de exames de mamografia gratuitos à população, contratados pela Câmara Municipal de Mossoró (CMM) ao Grupo Reviver. A ação teve início nesta segunda-feira, 15, e continua até esta quarta-feira, 17, das 8h às 17h.

A medida faz parte da campanha Outubro Rosa – mês de conscientização sobre importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.

A unidade móvel da entidade está estacionada em frente à sede do Legislativo mossoroense. O prédio da CMM fica na Rua Idalino de Oliveira, no Centro.

Sócia-fundadora do Grupo Reviver, Idaísa Cavalcante avalia que a procura superou a expectativa, nesta segunda-feira. Antes das 8h, já não havia disponibilidade para exames para o dia – o mamógrafo tem capacidade para 70 exames diários. “Antes das 6 horas da manhã, já havia mulheres à espera no local”, diz.

Entre as beneficiárias, está Eliete Costa, 49 anos, moradora do bairro Lagoa do Mato. Ela conta que, quando soube das mamografias, procurou chegar cedo à Câmara Municipal. “Temos dificuldade de conseguir o exame na rede pública, se for fazer particular, custa cerca de 300 reais, e não tenho como”, diz.

A presidente da Câmara, Izabel Montenegro, informa que serão 210 mamografias nos três dias de ação, 70 por dia, até quarta-feira. “A ação está sendo um sucesso. É mais uma contribuição do Legislativo de Mossoró na mobilização contra o câncer e a promoção da saúde da população mossoroense”, ressalta.

A detecção precoce é a chave para o tratamento bem-sucedido do câncer de mama, e a mamografia é a melhor forma de descobrir a doença antes que seja detectável pelo exame clínico. Embora o autoexame seja importante, ele não ajuda no diagnóstico precoce. Na ação da Câmara, público alvo são mulheres acima de 40 anos.

Interessadas podem procurar à LMECC (Casa de Saúde Santa Luzia, Praça Cônego Estevão Dantas, nº 282, Santo Antônio, 3323-7700). Pessoas com menos de 50 anos, precisam apresentar Cartão SUS, Documento de Identidade e requisição médica; entre de 50 a 69 anos, apenas Cartão SUS e Identidade. Mais informações no 3316-2600.

Tags:

mamografias
exames
Câmara Municipal
Mossoró
Grupo Reviver
legislativo mossoroense

voltar