Sábado, 20 de abril de 2024

Postado às 08h30 | 19 Out 2018 | Redação Levantamento da Caern aponta crescimento 14% no consumo de água

Crédito da foto: Arquivo Município consumiu 1 bilhão de litros de água em setembro, informou a Caern

Levantamento da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) mostra que o consumo de água em Mossoró chegou a 1 bilhão e 18 milhões de litros de água em setembro. Em maio o consumo na cidade foi de 897 milhões. O aumento foi de pouco mais de 100 milhões de litros de água, o que significa um aumento de 13,49% do consumo no período.

De acordo com a companhia, as características climáticas do município neste segundo semestre de 2018 influenciam diretamente no consumo de água.

“O gráfico com os dados de consumo da Coordenação Comercial de Mossoró mostra elevação crescente entre os meses de maio a agosto de 2018 que chegou a 13,49%. O que pode-se inferir que o consumo está diretamente ligado ao clima da cidade. No período de inverno o consumo na cidade cai. A previsão é que as temperaturas permaneçam altas nos próximos meses permanecendo assim uma previsão de alto consumo”, diz a Caern em nota.

O gerente da Regional Oeste, Márcio Bruno, menciona que existe o aumento de consumo, mas que é preciso utilizar a água de forma racional, principalmente pela estiagem que atinge nosso Estado. Por este motivo, é importante economizar. “Muitas pessoas reclamam da cobrança da conta de água. Mas medidas simples adotadas diariamente podem reduzir o consumo e consequentemente o valor da conta”, ressalta Márcio.

É dever de todos como cidadãos informar pelos canais de atendimento da Caern caso observe algum vazamento de água. O canal de atendimento pelo número 115 está disponível todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos. A empresa em Mossoró possui seis equipes trabalhando diariamente para evitar o desperdício na rua. Assim como a Caern, o consumidor também pode adotar medidas para evitar água desperdiçada.

Em Mossoró, por exemplo, é observada a falta de boias nas caixas de água o que provoca extravasamento e muita perda de água. Outro problema a dificuldade das pessoas de identificarem vazamentos invisíveis em suas residências. Normalmente os vazamentos invisíveis estão em áreas cobertas pelo piso e possuem difícil detecção pelos moradores. A Caern possui o serviço de vistoria que pode ser requisitado, caso a pessoa tenha dúvida sobre o aumento repentino em sua conta de água.

DICAS DE ECONOMIA DE ÁGUA

Ao escovar os dentes ou fazer a barba só abra a torneira quando necessário;

Evite banhos demorados;

Evite que as crianças brinquem com o chuveiro ligado;

Ao lavar roupas e louças, utilize a água de forma racional. Na máquina de lavar regule o volume de água corretamente na cozinha, feche a torneira para passar sabão;

Regue as plantas pela manhã ou à noite. Seja moderado;

Use apenas vassoura e balde para limpar a calçada. O uso da mangueira gera desperdício de água;

Para limpar o carro use apenas balde com a quantidade necessária;

Substitua a válvula de descarga por caixa acoplada;

Verifique regularmente se há vazamentos em torneiras, descargas, chuveiros e tubulações;

Ao perceber vazamento na rua ligue imediatamente para a Caern através do número 115 ou registre no aplicativo Caern Mobile;

Atitude consciente beneficia a todos.

Tags:

consumo
água
Caern
Mossoró
cidade
levantamento

voltar