Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 08h30 | 23 Out 2018 | Redação Mais de 14 mil estudantes no município já podem checar local de provas do Enem 2018

Crédito da foto: Arquivo O cartão reúne os dados do estudante, o endereço do local, a data e horário da prova

Os cartões de confirmação da inscrição já estão disponíveis para os estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para consultar o documento, é necessário acessar a página do participante – https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial -, na qual deve ser colocado o CPF e senha ou baixar em seu celular o aplicativo Enem 2018. A primeira etapa do exame será aplicada no dia 4 de novembro (domingo).

O cartão reúne os dados do estudante, o endereço do local, a data e horário da aplicação da prova, além das informações sobre a língua estrangeira escolhida e recursos de acessibilidade, se tiverem sido solicitados. Caso tenha problema com as informações do cartão ou dificuldade de acesso ao documento, o estudante pode entrar em contato com o MEC pelo telefone 0800-616161 ou pelo link Fale Conosco, no site do Enem.

Com a entrada em vigor do horário de verão no mesmo dia da primeira etapa do exame em 4 de novembro, o Ministério da Educação recomenda que os inscritos fiquem atentos aos horários de abertura e fechamento dos portões dos locais de prova em cada estado. No Rio Grande do Norte, os portões abrem às 11h e fecham às 12h.

O MEC recomenda também que o estudante faça antes o trajeto até o local da prova, organizando o planejamento. A sugestão é que os participantes comecem a ajustar o horário de sono e dormir mais cedo uma semana antes do dia da prova.

Em Mossoró, 14.060 estudantes se inscreveram ao Enem 2018, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Em todo o estado, foram 124.046 inscritos.

Antes de acessar o cartão, os participantes deverão ler um aviso sobre a declaração de comparecimento. O participante que precisar comprovar sua presença na prova deverá imprimir e levar a declaração personalizada, também disponível na página do participante. Haverá uma declaração para cada domingo de aplicação. O cartão de confirmação só será visualizado após o participante confirmar ter lido o aviso e estar ciente de que é o responsável por levar essa declaração, caso necessite.

 

Professores do cursinho Diocesano dão dicas para essa reta final de preparação para o Enem 2018.

A professora de Redação Luana de Oliveira destaca que um dos cuidados deve ser com o tempo, com a estruturação na hora de aplicação das provas.

Ela orienta o estudante a observar as questões em que ainda encontra dificuldades. “Treinar um pouco mais em certas habilidades nas áreas que ele ainda tem déficit. Buscar discutir e refletir sobre os problemas que ele ainda vivencia”, reforça.

Luana de Oliveira acrescenta que a calma é indispensável no dia da prova. “Quando o estudante faz tranquilamente, faz bem. Quando vai ansioso, dificulta ainda mais a aplicabilidade da prova”, atenta.

Uma dica do professor de História Rafael Magnum para a reta final de preparação é resolver o máximo de questões e para o dia da prova é definir por qual disciplina começar. “O conteúdo foi visto ao longo do ano. Quem se preparou, viu o conteúdo”, observa, reforçando que estudar atualidades é imprescindível para a redação.

Por fim, Rafael Magnum bate na mesma tecla da calma. “É hora de manter a calma. A gente percebe que esse é o momento em que a ansiedade cresce, sabemos que é difícil o controle dessa calma, mas é preciso tentar enxergar que se teve dedicação, o aluno vai fazer a melhor prova para aquilo que se preparou”, complementa.

Tags:

estudantes
Enem
local de provas
Mossoró
cartão de inscrição

voltar