Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 10h00 | 23 Out 2018 | Redação Maior evento literário do RN, Feira do Livro espera atrair mais de 50 mil pessoas

Crédito da foto: Arquivo/Marcos Garcia Evento será realizado de 30 de outubro a 4 de novembro no Partage Shopping

Maricelio Almeida/Da Redação

Está praticamente tudo pronto para a 14ª edição da Feira do Livro de Mossoró (FLM), que será realizada entre os dias 30 de outubro e 4 de novembro, no Partage Shopping. A expectativa é que mais de 50 mil pessoas de 30 cidades potiguares visitem o maior evento literário do Rio Grande do Norte e do interior do Nordeste.

“Estamos fazendo os últimos ajustes na programação. Neste ano, a feira tem um dia a mais, devido ao feriado de 2 de novembro. A prioridade será para a literatura potiguar, embora tenhamos convidados de fora, como o músico e escritor paulista Fábio Brazza, que já esteve na feira em 2015”, pontuou ao JORNAL DE FATO o coordenador da FLM, Rilder Medeiros.

A feira será aberta na noite do dia 30 de outubro com rap e poesia, através de encontro entre os escritores Fábio Brazza e Antônio Francisco, patrono da FLM. Na ocasião, Brazza vai declamar e lançar o seu livro “Pensamento Inverso”, que pode ser lido nos dois sentidos: de frente para trás ou de trás para frente. A obra conta com prefácio-poema do mossoroense Antônio Francisco.

No sábado, 3 de novembro, acontece um dos momentos mais aguardados do evento: a realização do projeto “Nos passos do poeta”, que homenageará o cordelista Antônio Francisco. “Crianças de várias partes do estado vão recitar a poesia de Antônio Francisco; é um momento lindo. Na Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLiQ) foi o momento de maior público”, acrescentou Rilder Medeiros.

Entre os convidados da 14ª edição da FLM, destaca-se o escritor potiguar Manoel Cavalcante. Natural de Pau dos Ferros, ele possui sete livros lançados e 21 títulos de cordéis publicados, com mais de 100 premiações em concursos literários no Brasil e até no exterior. “Manoel surgiu como autor dentro da Feira do Livro de Mossoró, e é hoje o autor mais lido do Rio Grande do Norte”, destacou Rilder Medeiros.

O evento também prestará homenagem a Dorian Jorge Freire, em alusão aos 85 anos do seu nascimento e 70 anos de seu início na imprensa. O bate-papo “Em busca de Dorian: entre crônicas e reportagens” acontecerá na quarta-feira, 31, com a participação dos professores Aluísio Barros, Esdras Marchezan e Marcílio Falcão, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

No dia 1° de novembro, quem visitar a feira, poderá conferir um bate-papo com o tema "Clarice Lispector: Escavando intimidades". Participarão da discussão, no palco da Praça de Alimentação do Partage Shopping Mossoró, Ailton Siqueira, Juliana Perez e Regiane Cabral de Paiva.

A programação contempla ainda bate-papo sobre a vida e obra de Raimundo Nonato Silva e encontro com as escritoras Fátima Feitosa, Ângela Gurgel, Dulce Cavalcante e Vanda Jacinto, que debaterão o tema “Leitura, fonte de libertação". “Nesses 14 anos de feira, estamos vendo nascer uma nova geração de leitores e escritores. Gosto de dizer que é um evento para a família inteira, é um espaço cultural que a cidade tem. Nossa luta é não deixar a feira morrer, e o que nos ajudou muito neste ano foi a confirmação do patrocínio da Cosern”, pontuou o organizador da FLM.

 

Governo confirma cheque-livro no valor de R$ 400 mil

De acordo com Rilder Medeiros, o Governo do Rio Grande do Norte já confirmou apoio à Feira do Livro de Mossoró, disponibilizando R$ 400 mil por meio de cheque-livro, recurso utilizado para renovar os acervos das unidades de ensino do estado. “Não tivemos a confirmação da Prefeitura, que nunca deixou de participar; estamos aguardando com grande expectativa esse apoio”, frisou.

Aproximadamente 20 expositores estarão presentes na feira, tanto do RN quanto de outros estados. A Feira do Livro de Mossoró surgiu em agosto de 2005, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura de uma maneira divertida e espontânea. Desde então, mais de 700 mil pessoas já visitaram a feira.

Tags:

evento
literário
Feira do Livro
Partage Shopping
Rio Grande do Norte

voltar