Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 10h15 | 05 Nov 2018 | Redação Licenciamento ambiental para a Estrada do Cajueiro ainda está em análise

Crédito da foto: Reprodução/Arquivo O lado da BR no Rio Grande do Norte necessita de conservação e recuperação da malha

O advogado Francisco Heronildes da Silva Júnior procurou mais a redação do DE FATO.COM para reclamar da demora do projeto da implantação e pavimentação da BR 437, conhecida como Estrada do Cajueiro no lado do Rio Grande do Norte.

Heronildes informou a reportagem que havia entrado em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no estado para saber quando os serviços na obra começariam. Segundo ele, a conversa foi a mais ou menos 60 dias.

“Fui informado há seis meses que o Departamento de Meio Ambiente da Superintendência Regional do DNIT no RN que estava aguardando a licença ambiental para a empresa vencedora iniciar os serviços na BR 437. Há 60 dias liguei para a engenheira da autarquia e perguntei para ela quando os serviços na rodovia iriam começar. Fui informado que não ia demorar”, disse.

À reportagem, a Assessoria de Comunicação do Rio Grande do Norte informou que “o Projeto para implantação e pavimentação da BR-437/RN está sob processo de revisão a cargo do SEPLAN/RN, que é quem pode falar sobre prazos”, e que “após a devida aprovação da versão desse projeto revisado é que poderemos solicitar seu devido licenciamento”.

A Ascom disse ainda que “os serviços de manutenção da plataforma em leito natural da BR-437/RN (Estrada do Cajueiro) está em processo de Licenciamento Ambiental junto ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA/RN, com o processo de nº 2018-125402/TEC/LIO-0080, emitido o protocolo em 19 de julho de 2018, o requerimento do SDRMA/SR/DNIT/RN foi por meio do Comprovante de Entrega de Documentos, em 21 de agosto de 2018.

A assessoria reforça que “o processo citado acima está em análise no IDEMA/RN, aguardando o Parecer definitivo por este Instituto. Registro que temos mantido reuniões constante com os colaboradores daquele instituto para tentar acelerar a obtenção da devida licença visando o início dos serviços de manutenção”.

VEJA TAMBÉM:

Burocracia impede assinatura de contrato e ordem de serviço na Estrada do Cajueiro

Empresa espera apenas assinatura de contrato para execução de serviços na Estrada do Cajueiro

Construção da Estrada do Cajueiro entra no plano de metas da União para orçamento 2018

A Estrada do Cajueiro liga Mossoró à região do Vale de Jaguaribe e sua construção facilita o escoamento da produção agrícola e mineral da região oeste do estado, além de proporcionar intercâmbio comercial entre o RN e o Ceará. A estrada compreende um trecho de 80 km da BR 437 que liga a Chapada do Apodi (RN) ao Vale do Jaguaribe (CE). Esta é uma reivindicação antiga, que busca asfaltar o trecho que tem 38 km no estado do Rio Grande do Norte e 42km no do Ceará.

A reivindicação defende o asfaltamento dos 38 quilômetros da Estrada do Cajueiro em território potiguar, a partir de Jucuri, zona rural de Mossoró. Os demais 42 quilômetros ficam no Ceará. A obra dará impulso ao progresso econômico e social de Mossoró e Oeste Potiguar.

A construção da Estrada do Cajueiro é uma reivindicação antiga das autoridades mossoroenses e do Rio Grande do Norte, uma vez que beneficiará o escoamento da produção de produtos produzidos na região oeste do estado. Diversas empresas instaladas na zona rural de Mossoró serão beneficiadas com uma estrada de qualidade.

Leia íntegra de nota:

Informo que o Projeto para implantação e pavimentação da BR-437/RN está sob processo de revisão a cargo do SEPLAN/RN, que é quem pode falar sobre prazos. Apenas após a devida aprovação da versão desse projeto revisado é que poderemos solicitar seu devido licenciamento.

Entretanto, ainda sobre a referida rodovia tenho a esclarecer que os serviços de manutenção da plataforma em leito natural da BR-437/RN (Estrada do Cajueiro) está em processo de Licenciamento Ambiental junto ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA/RN, com o processo de nº 2018-125402/TEC/LIO-0080, emitido o protocolo em 19 de julho de 2018, o requerimento do SDRMA/SR/DNIT/RN foi por meio do Comprovante de Entrega de Documentos, em 21 de agosto de 2018.

Portanto, reforço que o processo citado acima está em análise no IDEMA/RN, aguardando o Parecer definitivo por este Instituto. Registro que temos mantido reuniões constante com os colaboradores daquele instituto para tentar acelerar a obtenção da devida licença visando o início dos serviços de manutenção.

Atenciosamente,

ASCOM/RN

Tags:

processo
licenciamento ambiental
Estrada do Cajueiro
em análise

voltar