Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 18h45 | 12 Dez 2018 | Redação Convênio entre Ufersa e Apamim assegura prática para estudantes de Medicina

Crédito da foto: Passos Jr./Assecom Parceria garante estágio para os estudantes do curso de Medicina no Almeida Castro

Um convênio celebrado entre a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e a Associação de Assistência e Proteção a Maternidade e Infância de Mossoró (APAMIM) garante estágio para os estudantes do curso de Medicina no Hospital Maternidade Almeida Castro, unidade administrada pela Associação, instituição sem fins lucrativos.

O termo do convênio, assinado na manhã desta terça-feira, 11, na reitoria, é para a concessão de estágio obrigatório cumulado com a doação de equipamentos. Assinaram o convênio o reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos, e a diretora geral da Apamim, Larizza Souza Queiroz Lopes. A assinatura foi acompanhada pelo juiz federal, Orlan Donato Rocha, que em 2014 decretou a intervenção no Hospital e Maternidade Almeida Castro.

O convênio tem duração de dois semestres letivos, o que corresponde a um ano, podendo ser prorrogado mediante aditivo. A doação de equipamentos pela Universidade visa à reestruturação da assistência materno-infantil prestada pelo hospital na cidade de Mossoró. Pelo convênio cabe a execução das atividades de estágio pelos estudantes, mediante acompanhamento de professores e/ou preceptores da Universidade. E pela Apamim o recebimento dos estudantes e professores de medicina.

Segundo o reitor da Ufersa, professor José de Arimatea, o convênio irá possibilitar aos acadêmicos de medicina concluir o campo de estágios obrigatórios, previstos nos dois anos finais do curso. “Esse convênio vai contemplar o estágio na área materno-infantil com a utilização da estrutura hospitalar para as aulas práticas e o estágio obrigatório”, afirmou.

A coordenadora do curso de Medicina, professora Tammy Rodrigues, reconhece a importância da iniciativa. “É um anseio muito grande dos alunos por práticas hospitalares, apesar do nosso curso ser voltado para a atenção básica, para a medicina comunitária, sabemos que as práticas hospitalares são importantes e, esse convênio, vai possibilitar a prática médica hospitalar”, considerou. A professora adiantou que logo após o recesso de fim de ano, os acadêmicos vão atuar no Hospital Maternidade Almeida Castro. “A partir de janeiro, após o recesso, já teremos um cronograma de atividades para os estudantes”, garantiu.

Para a diretora da Apamim, Larizza Lopes, o convênio representa uma melhor qualificação para o serviço com a universidade dentro do hospital. “É uma troca mútua, em contrapartida, a Ufersa além de doar alguns equipamentos, também vai qualificar os nossos funcionários. Acreditamos que esse convênio vai resultar numa melhor assistência a população que procura o serviço”, afirmou a diretora da Apamim.

Atualmente, o Hospital Maternidade Almeida Castro realiza mais de 10 mil atendimentos/mês, com uma média de 700 partos. Ao todo, o hospital dispõe de 187 leitos, sendo 17 UTI’s neonatal, 08 UTI’s adulto e 08 salas de cirurgias. Os demais leitos são alojamentos conjuntos. A grande maioria dos pacientes atendidos é da região oeste do Estado.

Fonte: Assecom/Ufersa

Tags:

Mossoró
Convênio
Ufersa
Apamim
Medicina

voltar