Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 10h30 | 13 Dez 2018 | Redação Mais de 100 mil fiéis são esperados na procissão de Santa Luzia nesta quinta-feira, 13

Festa da padroeira de Mossoró chega a seu último dia com ampla programação religiosa. A procissão de Santa Luzia sairá no finalzinho da tarde da Igreja Matriz da Paróquia de São Paulo Apóstolo, no bairro Nova Betânia. Veja o percurso da procissão

Crédito da foto: Carlos Costa Imagem de Santa Luzia, padroeira de Mossoró

Magnos Alves/JORNAL DE FATO

A tradicional procissão encerra nesta quinta-feira (13) os festejos a Santa Luzia, padroeira de Mossoró, com expectativa de receber mais de 100 mil pessoas

A marcha solene tem início às 17h, saindo da sede do Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC), ao lado da igreja de São Paulo, na Rua Francisco Fernandes de Souza, no bairro Nova Betânia (confira o percurso nesta página).

A procissão marca as comemorações do Dia de Santa Luzia e contará com novidades neste ano. Em todo o percurso, serão realizadas algumas apresentações em pontos fixos: Bela Casa - Escola de Música da Uern - Coral Josafá da Costa; Hospital Tarcísio Maia - Coral Canto e Saúde; Cajaranas Bar - Escola de Música da Uern - Grupo Teclas; Distribuidora Dismed - Escola de Música da Uern - Grupo VP; Tutti Belle - Coral Vokalis Natalino; igreja de São João Batista - Coral da igreja de São João Batista; Instituto Alvorada - Coral Instituto Alvorada; Praça da Convivência - banda Arthur Paraguai; praça do Sebrae - Coral Santa Luzia (Colégio Diocesano Santa Luzia); La Goccia Blu - Escola de Música da Uern - Grupo Pianíssimo e participação Classe de Pianos Grossense do Projeto Realizando Sonhos; Colégio Sagrado Coração de Maria - Coral Louvor dos Pequeninos.

Neste dia 13, serão celebradas sete missas (2h, 5h, 6h30, 8h, 10h, 14h e 15h30).

Para abrilhantar ainda mais o evento, a Paróquia de Santa Luzia pede aos moradores que enfeitem suas casas nos pontos por onde a procissão vai passar.

Os romeiros, que virão de várias cidades do Rio Grande do Norte e de outros estados, serão acolhidos na Escola de Artes e recepcionados pela equipe da acolhida.

Todo o trajeto contará com segurança da Polícia Militar e Polícia de Trânsito, além de ambulâncias.

A comissão da festa alerta aos pais que tenham cuidado com as crianças para evitar que elas se percam. Caso aconteça, uma equipe estará especialmente designada para localizar os pais ou responsáveis.

O encerramento da festa contará com Bênção do Santíssimo, grande sorteio de prêmios e show da dupla Ítalo e Renno, no adro da catedral.

Confira o percurso da procissão

Saída da sede do Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC), ao lado da igreja de São Paulo, na Rua Francisco Fernandes de Souza, no bairro Nova Betânia. Segue em direção à Avenida Antônio Vieira de Sá, na sequência vai para a Rua Felipe Camarão (sentido Centro) e desce até a Avenida Rio Branco. De lá, vai para a Avenida Augusto Severo, Avenida Santos Dumont e finalmente chega à Rua Idalino de Oliveira, de onde segue até a catedral de Santa Luzia.

Ônibus terão horários especiais hoje

O transporte coletivo urbano de Mossoró vai funcionar em horários especiais para atender os fiéis que participarão da procissão de Santa Luzia hoje. A Cidade do Sol, concessionária do serviço, informa que os ônibus iniciam as operações às 15h, com destino à Igreja São Paulo Apóstolo, no bairro Nova Betânia, de onde parte o cortejo religioso.

De acordo com o cronograma da empresa, estarão em funcionamento as linhas Nova Vida, Abolições, Vingt Rosado, Sumaré/Bom Jesus e Boa Vista/Macarrão/Ouro Negro. O retorno aos bairros ocorrerá a partir das 19h30, de dois pontos do Centro: Terminal do Carcará (de onde partem as linhas Nova Vida, Vingt Rosado e Sumaré/Bom Jesus) e Terminal do Hotel Caraúbas (de onde saem os ônibus das linhas Abolições e Boa Vista/Macarrão/Ouro Negro).

Segundo a Cidade do Sol, a linha Vingt Rosado fará o percurso via Instituto Federal de Educação (IFRN), e, na primeira viagem, às 15h, estenderá o itinerário ao conjunto Odete Rosado. No retorno, às 19h30, também fará o mesmo percurso. A linha contará três veículos.

Já as linhas Abolições e Nova Vida contarão com cinco ônibus, cada, e as linhas Sumaré/Bom Jesus e Boa Vista/Macarrão/Ouro Negro terão a operação realizada por um veículo, cada. No período da manhã, os ônibus funcionarão em horário de domingo, com funcionamento das linhas Nova Vida, Abolições e Vingt Rosado.

Tags:

Santa Luzia
procissão
fiéis
Mossoró
Catedral

voltar