Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 12h15 | 06 Jan 2019 | Redação "Janeiro Branco" visa promover ações em benefício da saúde mental

Crédito da foto: Reprodução Campanha Janeiro Branco será lançada na terça-feira, 8, em Mossoró

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mossoró vai participar, pelo segundo ano consecutivo, da campanha nacional Janeiro Branco. O momento tem o objetivo de estimular as pessoas a pensar sobre a vida delas, a qualidade dos seus relacionamentos, o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e comportamentos. O lançamento da campanha na cidade vai acontecer na terça-feira, 8, às 8h, no auditório da Estação das Artes.

A pasta da Saúde está trabalhando no sentido de fazer o mês de janeiro um momento diferente para a saúde mental do município, desenvolvendo estratégias a fim de que todas as Unidades Básicas e Especializadas reflitam, debatam, planejem e efetivem ações em prol da saúde mental dos mossoroenses, levando conhecimento, orientação e acolhimento aos usuários dos serviços públicos. Ainda ao longo deste mês, serão realizadas caminhadas na Avenida Rio Branco para sensibilizar as pessoas a se preocupar com a saúde mental.

O Município de Mossoró dispõe de várias unidades de serviços de saúde capacitadas para ajudar os mossoroenses que estão enfrentando situações de depressão, ansiedade, esquizofrenia e distúrbios mentais. São quatro Centros de Atenção Psicossocial, sendo dois CAPS AD do tipo II, um CAPS AD III funcionando 24 horas, um CAPS Infantil, que ofertam gratuitamente os serviços de psicologia, terapia ocupacional, assistência social, psiquiatria, enfermagem, oficinas, rodas de conversas, atividades recreativas e educador físico.

No PAM do Bom Jardim, são ofertados serviços de psiquiatria e psicologia para adultos, no Ambulatório Materno-Infantil (AMI) tem atendimentos psiquiátricos, psicológicos e outras terapias disponíveis para crianças, além do Hospital Municipal São Camilo de Lellis.

 

UBS é porta de entrada de atendimento gratuito de saúde mental

A porta de entrada para os serviços de saúde do Município são as Unidades Básicas de Saúde. O primeiro atendimento deve sempre ocorrer na UBS mais próxima da casa do usuário, porque é lá que a família e o paciente vão relatar suas queixas e receber as primeiras orientações. O médico da UBS faz o atendimento e logo em seguida identifica qual a necessidade do acompanhamento. A maioria dos transtornos mentais, como ansiedade e depressão leves, pode ser tratada na própria UBS, mas é preciso que a família tenha a iniciativa de levar o familiar para receber os cuidados da unidade de saúde.

De acordo com a coordenadora municipal de saúde mental, Helena Rebouças, as UBSs contam, além da própria equipe, com profissionais capacitados da Estratégia de Saúde da Família e Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Nos casos em que o tratamento é mais específico, as Unidades Básicas agendam atendimentos nos CAPS, AMI ou PAM, garantindo assistência a todos os usuários que venham a precisar.

 

REFERÊNCIA

A Unidade de Pronto Atendimento do Santo Antônio é a de referência para atendimentos preliminares de urgência de saúde mental de pacientes em Mossoró. “A UPA faz a notificação dos casos para entrar nas estatísticas do Ministério da Saúde e agiliza o encaminhamento da assistência para as unidades especializadas na área da saúde mental e também comunica à UBS sobre o usuário que recebeu o atendimento para que os profissionais passem depois na casa dessa pessoa para fazer um acolhimento e acompanhamento regular”, disse Helena Rebouças.

Tags:

Janeiro Branco
campanha
saúde mental
Mossoró

voltar